sábado, 30 de janeiro de 2010

Exposição dos trabalhos


                           
Cine Teatro Central -Juiz de Fora        


Objetivos de fazer uma exposição:
_Expor a comunidade o trabalho realizado pelas crianças no Atelier.
_Reunir o trabalho espontâneo,original e de grande significado  afetivo para essas crianças.
_Valorizar,compreender e demonstrar-lhes apreço e respeito por sua produções.

Todos os trabalhos expostos sendo realizados pela própria criança,respeitando a visão e o traçado de cada uma.Sendo assim,não ter preocupação com o trabalho estética e técnica

De uma conversa no Atelier onde uma criança questionou:
-Como é uma festa de aniversário da cidade?Quem ganha o presente?(idade da criança-5 anos)
Surgiram várias idéias e opiniões de como é comemorado o aniversário da cidade.Até que pensaram a maneira que eles poderiam participar e também comemorar.
Ficou resolvido que faríamos um desenho/pintura do lugar mais apreciado da cidade e que seriam reunidos numa exposição.
Muitos me perguntam porque não temos exposição todos os anos.E é justamente por trabalhar com o espontâneo que isso não ocorre sempre.
Já realizamos 4,todas a partir de um momento especial no Atelier.
Exposição -FAZENDO ARTE
                 -GALERINHA DE TALENTO
                 - ARCO IRIS
"Não podemos observar a arte infantil com o espírito,com que se observa os quadros dos  adultos.As produções infantis são arte,porque representam uma autêntica atividade criadora.São produções espontâneas e originais de um mundo pessoal,projetado livremente sem constrangimento ou limitações.
Como os adultos,a criança exprime-se também artisticamente e projeta nas suas produções os segredos mais secretos  e profundos da sua sensibilidade afetiva.Desenha de acordo com seus critérios  de observação  e análise visual.representando o que percebe de essencial do elemento a ser criado . Desenhar   com espontaneidade faz parte da natureza da criança.

Picasso,Klee,Miró,Chagall e tantos outros viram nas criações infantis uma fonte de energia,que,inclusive auxilia o surgimento de uma nova visão estética."
Fonte:Arte Infantil-linguagem plástica.Camilo Cardoso e M.Manuela Valsassina.

Nenhum comentário:

AVISO


Nem todas as imagens no blog são de minha autoria, se uma delas for sua e não quiser que eu a use, entre em contato que coloco os devidos créditos ou retiro.