segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Meu trabalho com Omar



  
           Quando comecei a atender Omar, já o conhecia. Não muito de perto, mas já tínhamos algum convívio. Isto foi por volta de 1999.
A partir daí começamos um trabalho que seguimos até hoje.
É hoje um rapaz de temperamento forte, muito afetuoso e carinhoso. Determinado, sabe exatamente o que quer e  o que gosta.
          Omar tem problemas físicos, dificuldade na fala, sabe ler e escrever  e é cadeirante.
Possui movimentos somente da mão direita.
Seu trabalho preferido é a pintura. Desenha algumas coisas, mas seu forte é mesmo a pintura.
Necessita de ajuda, e é sobre esse processo de elaboração da idéia e da realização do trabalho que quero comentar aqui.
         Em todas as sessões Omar já chega com uma idéia na cabeça. Obs: Não há quem faça com que ele mude e realize outra atividade.

                Seu mundo gira em torno de:  Meios de transporte, animais, músicas, números, algumas pessoas e letras. Todos esses elementos integram os temas de suas telas.

Carros, ônibus tem passageiros determinados, cor da roupa que tais pessoas usam, local que ocupam nos veículos.
Animais, seus passarinhos, seus bichinhos de pelúcia. Quando ele pinta esses elementos,  emite os sons que eles fazem.
Se  são mansos, ferozes, etc.
Os números e as letras são um capítulo a parte. Por algum motivo alguns são mais utilizados e tem um grande destaque, e são incluídos também nas pinturas. Um exemplo disto é o número cinco, não simplesmente o cinco. Temos de colocar os  numerais zero  e cinco.
As letras também algumas tem por vezes destaque. Atualmente são as letras ES, e não pensem que é apenas colocar tais letras. Elas precisam estar em uma determinada ordem, de um determinado formato escritas em preto.
Música conhece todas, de todos os ritmos. Tem suas preferidas e estas são pintadas também. Como?
Telas em forma de fitas k7. São acrescentados título, nome de quem canta.


        No processo de realização da pintura, eu desenho aquilo que ele se propôs a fazer, mas não pensem que faço da minha maneira. Omar “supervisiona”,e se o desenho não está da maneira que ele imaginou, pega logo a borracha, apaga e muitas vezes, faz o detalhe que “errei”.
A partir do desenho feito,ele pinta,escolhe as cores e só me pede ajuda mesmo para os detalhes mais difíceis, jamais abre mão deles.
Às vezes faço  determinado detalhe “errado” para ver sua reação, e ela não falha. Tenho então que corrigir.
      Durante as sessões damos muitas risadas. Ele se diverte com tudo. Um pingo de tinta que cai sobre minha mão, um detalhe engraçado de seu desenho...
O que mais me encanta é seu agradecimento e carinho quando consigo entender e realizar exatamente o que se passou em  sua cabeça. São muitos e muitos beijos em agradecimento.
     Acho que os trabalhos realizados por Omar são obras preciosas.
     Suas pinturas ocupam todas as paredes da sala de sua  casa e são muito valorizadas por sua mãe e pelos amigos que o visitam. São realmente lindas e contam sua história de vida. Cada quadro tem ligação direta com aquilo que ele está vivenciando.
   Seus quadros tem tanto valor afetivos e emocional, que dificilmente ele os da de presente a alguém. E quando o faz é para alguém realmente especial para ele.
Todos os seus afetos, medos, alegrias, prazeres estão ali representados. Enfim, seu mundo.
         A dedicação, amor, carinho, e paciência de sua mãe, fazem a vida de Omar uma alegria. Nada é fácil na vida de uma família que tem uma pessoa com necessidades especiais, mas se o AMOR falar mais alto... Tudo é possível!
       Sou admiradora desta mãe em especial, que sozinha, (viúva) tem dedicado esse amor incondicional a seu filho. Buscando sempre ferramentas para que ele possa ter a cada dia mais, uma melhor qualidade de vida.     
      Além de arte terapia, Omar faz outras atividades que colaboram também para que ele seja esse rapaz alegre, carismático, ativo e cada dia mais, integrado a sociedade.
.
     Pode ter certeza Mamãe Sonia, seu filho é feliz!





Oi Loló!
Nossa você me levou às lágrimas!!! Está simplesmente lindo e mais ainda, porque é verdadeiro...
Você realmente conhece ele. É uma vida, pois são 11 anos de convivência. Você está de Parabéns, não só pelo que escreveu, mas por tudo que tem feito ao longo desses 11 anos por ele e por mim... Às vezes até parece que passa despercebido, mas não passa não, é porque você já é da família, outras situações antes deste anos já nos envolveram, e isto fêz com que caminhássemos juntos nesta jornada. Por vezes a vida nos afasta ou nos aproxima de quem precisamos... É como a própria natureza, uma hora faz sol, outra chove, hora a estrada é larga, em outra é estreita.. e assim caminhamos pela nossa estrada traçada por Deus!
Você sabe que é uma pessoa Especial, pois para cuidar e dar aulas para especiais, tem que ser mais especial ainda.
Omar e eu só temos que agradecer e dizer que o trabalho dele é o resultado da sua competência, paciência, sabedoria e amor acima de tudo!
Nosso Muito Obrigada e nosso Amor por você!


Veja como cada pessoa tem uma percepção diferente.
Não vou lhe mandar todos pois senão vou atolar sua caixa. Mas quis enviar algumas para que você visse como seu trabalho é maravilhoso! Isso é gratificante de saber que você é reconhecida. Nós somos amigas há anos, eu a conheço e sei disto, não conheço só a terapeuta, mas a pessoa , o ser, a amiga.
Para mim é gratificante ver o resultado de seu trabalho com meu filho, pois só eu sei como ele espera pela tia Loló a semana inteira já com a tela que ele vai pintar em mente...rsrsrsr...



Beijo grande
Omar e Sonia Maria










8 comentários:

Eliane disse...

É emocionante mesmo !!!
Ele é feliz porque tem uma mãezona !!!
Dedicada, proporcionando na medida do possível , algo que faça ele feliz.
Parabéns a essa terapeuta. Essa ama a profissão.
bjs Eliane - Juiz de Fora

Sergio disse...

É amiga Sonia..existem pessoas que sabem captar a alma dos outros...
são pessoas, digamos, iluminadas, sensíveis e acima de tudo antenadas nas filigranas do Ser...
Assim é a arte terapeuta Eloisa Floriano...não a conheço pessoalmente, mas a partir de suas análises, posso dizer que a conheço na virtualidade do coração, da alma, do espírito...
Omar é extremamente observador, sensível, lê o coração de quem dele se aproxima, além de ter uma inteligência perspicaz (muito afinada e refinada).
Parabéns.
Abraços
Sergio Munhoz

Maria Helena disse...

Que lindo!!
Fiquei muito emocionada. Ela tem razão, onde há AMOR tudo é possível!
Omar é feliz, é o que importa.
Bjs
MHelena

Danilo disse...

Realmente emocionante. E só quem conhece sabe.
Beijo especial nele!
Danilo

MariaTereza disse...

Minha querida amiga,
Vc não imagina como fiquei emocionada com o depoimento da terapeuta do Omar. Por várias razões estou até agora tocada com tudo que li. Por ele, por vc, por mim, pela terapeuta...foi o melhor presente de aniversário (dia 20) que recebi. O que mais me tocou foi ela dizer que ele é feliz...isso sim me deixou muito mas muito feliz mesmo. E esta felicidade ele tem por ter o seu amor e a sua dedicação, que sei, são infinitos. Ele realmente é um ser abençoado e teve a sorte de nascer seu filho. Vc por outro lado, eu sei,teve a benção de ser mãe deste presente que é o Omar.
Agradeço de coração vc ter me enviado esta mensagem. Lembrei tb da camisa que dei à ele com o n° 05...foi tb muito especial.

Um beijo com muito carinho e admiração,
Tetê

Dia à ele que estou muito orgulhosa dele!!!
Maria Tereza Nader

Denia disse...

A MAIOR DAS DEFICIÊNCIAS É A DA ALMA !
O Omar de deficiente nada tem , é um grande iluminado, e lindo homem em plenitude Divina.
Deus não nos envia ANJOS se não podemos cuidar e zelar, não nos envia, se estes não forem para nos mostrar que o mundo é muito mais que pernas e braços ... O que aprendemos com estes amados ANJOS é impossivel de ser descrito em palavras , ou dito ...
SÃO OS MESTRES DA VIDA !!

Sonia , mãe presenteada, nunca sacrificada, garanto ! Deus não desampara àqueles que tem amor, que ultrapassam barreiras, e se tornam guerreiras ferrenhas diante das adversidades que a vida nos propõe ... são desafios sim, mas que para uma MÃE ABENÇOADA, superáveis e glorificados !


As pessoas que cruzam os caminhos destes ANJOS, são "pré" destinadas, aos cuidados, amizade, cumplicidade, companheirismo, são os QUERUBINS DA VIDA ... assim é esta linda mestra ELOISA !!
Me orgulho de fazer parte, mesmo que on line, do ciclo de amizade desta grande mulher !!
Bjks, para voce ELO, meus respeitos e carinho para MAMÂE SONIA, e para este adorável artista plástico OMAR !

OMAR, continue na briga... um dia de cada vez , voce é um grande VENCEDOR !! PARABÉNS !

Susi Kelly e Cones Chineses disse...

lindo ver um trabalho desse... ainda existem pessoas especiais como essa terapeuta e mãe Sônia. Omar um grande atista ....

existe esse trabalho de arteterapia em Campinas/ SP ?
se sim por gentileza me envie o contato.
amor e az.

BLOGZOOM disse...

Eloisa, como é grandioso o seu trabalho. Eu admiro pessoas como voce que se dedicam a cuidar de quem precisa. As técnicas ajudam muito, mas existe o amor naquilo que se faz.


Beijos