segunda-feira, 12 de abril de 2010

Costura com retalhos (Patchwork)



Com as dificuldades encontrada pelos pioneiros colonizadores da América que vieram da Inglaterra e Holanda,surgiu a técnica do patchwork.Utilizavam remendos nas roupas,pois o custo de peças novas era 
muito alto.Então com criatividade remendavam pedaços de  tecidos roupas antigas.
Em arte terapia leva o indivíduo a integração de suas partes,de aspectos de sua vida que estão dissociados.
Pessoas que sentem que suas vidas estão confusas e fragmentadas.
É um recurso que trabalha com a construção estimulando:
Criatividade
Poder de transformação
Direcionamento
Tomada de decisões e rumos na vida



Contribui na ordenação e organização psíquica 
O aproveitamento de algo velho na transformação de algo novo,técnica no exercício da criatividade. A simbologia do fio vem revelar o movimento consciente e inconsciente, pessoal e coletivo do ser humano; de entrelaçar fios de várias espécies e de várias cores que analogamente a nível psicológico, nos remete a tecer os fios da nossa vida que a todo o momento estamos tecendo interna e externamente; no contato com o outro, tecendo teias e redes neste enorme universo do qual fazemos parte, deixando nossa contribuição e nossas marcas.Bordar, tricotar, tecer, remendar e aplicar... sugerem tentativas de conexão entre o plano físico, emocional, mental e espiritual – a materialização de algo através da fixação da linha vertical, numa superfície horizontal. Evoca a passagem por entre os processos contínuos de fazer e refazer, construir e desmanchar, tecer e desfazer, reconstruindo quantas vezes necessárias for, propiciando às pessoas uma experiência rica em significados.As cores presentes nos fios representam as emoções, e suas escolhas e os entrelaçamentos estão refletindo o estado emocional da pessoa, além de estar se referindo também aos seus entrelaçamentos e interação com o outro.
Usado em arte terapia,nos revela verdades profundas sobre mudanças,que vão sendo costuradas para se obter o que deseja na vida.
Enfim,recompor todas as nossas partes formando um todo e tornando-nos inteiros.









Fontes:(Silveira,Martha Magalhães da,Conversa em arte terapia.Imagens da transformação.
Moreira,Patrícia Rose  Teixeira ,Arte Terapia.Comece onde você está-Construindo sua própria imagem

2 comentários:

Helena disse...

OI amiga, achei super legal a exposição sobre o trabalho de patch, é sempre muito interessante as pessoas saberem a história, o nascimento o porque das coisas, parabéns voce sempre sando um show!!!!
beijocas

Helena

Cristina Peixoto disse...

Olá Eloisa descobri seu cantinho e amei!. Parabéns!!!...Sucesso sempre,que Deus sempre te conduza com essa bela luz Dele em você,que seu ser fique cada vez mais cheio de sabedoria Divina pra te conduzi neste lindo trabalho que realiza com as crianças. Eu tive um sobrinho autista que viveu 24 anos, agora ele mora com o nosso Senhor Jesus.Beijos em teu coração.