terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ARTETERAPIA COM TERCEIRA IDADE

ARTETERAPIA COM TERCEIRA IDADE
Bragança Paulista

Em uma sociedade imediatista e altamente informatizada, pessoas ditas pertencentes a terceira idade já não possuem um local de destaque ou de funcionalidade seja na comunidade ou em relacionamentos familiares sendo marginalizadas e colocadas em situação de desprezo por uma camada consumista onde o emocional é sempre colocado em último plano.Graças que isso vem mudando, com novas idéias e atitudes. A necessidade de se sentir útil faz com que grupos procurem de alguma forma, alternativas para se manterem inseridos nessa sociedade e é a partir desse conceito que nos deparamos com a alta eficácia da alternativa arteterapeutica.

Por Henrilene Acedo

Partindo do pressuposto que a arteterapia tem como meta melhorar as condições de vida das pessoas, utilizamos situações de desconforto, crises e medos para “juntarmos os cacos”, literalmente para, a partir de experiências desagradáveis, alcançarmos transformações pessoais. Essas transformações podem ser comportamentais e emocionais produzindo assim reflexos positivos em situações onde existam patologias clínicas ( auto-estima, depressão, stress, síndrome do pânico, Alzheimer, hipertensão, mal de Parkinson, AVC, dependência química...), proporcionando a busca e identificação de outro foco como objetivo de vida. A busca incessante pela melhoria da auto-estima nos remete ao fator amor próprio, onde aprendemos que “Hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas”, lema este criado e adotado pelos clientes, nos trabalhos desenvolvidos no Ateliê. A possibilidade de criar é uma grande condutora na busca do sagrado encontro com o Si - Mesmo. E esse encontro, ainda que não seja fácil, é fundamental. Esperamos de um processo terapêutico algo que se aproxime da promoção e manutenção da SAÚDE. Através da arteterapia descobrimos que nossos “monstros” têm os aspectos que lhe demos, e, afinal, podemos não matá-los, mas, o que é melhor: fazê-los mais coloridos e menos assustadores

“Arte é a expressão mais pura que há para demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida”. JUNG

ATELIÊ ARTE BRASIL Henrilene Acedo Arteterapeuta/Psicopedagoga/Artista Plástica Travessa da República,20 - centro – Bragança Paulista WWW.atelieartebrasil.hotmail.com WWW,.atelieartebrasil.blogspot.com 4032-5135 / 9980-5884 / 9463-3652

Texto publicado :pioneironotícias.com.br

No processo de envelhecimento, o principal foco é fazer com que o idoso se RECONHEÇA, pois o idoso já se conhece, ele conhece os seus comportamentos, sua personalidade, basta relembrar. No entanto, muitas vezes, ele se conhece pelo outro, como o outro o vê, “você é assim”. Será que eu sou assim? A Arteterapia oferece a oportunidade do idoso recomeçar a si ver, de perceber como a sociedade o vê, de posicionar-se não como um incluído na sociedade, mas como um cidadão permanente numa sociedade que ele não saiu, como um tesouro de sabedoria que enriquece aqueles que o cercam.

8 comentários:

Penélope disse...

A ARTE é maravilhosa para todos não importa a idade.
Eu cada vez que venho aqui me delicio nas coisas que vejo.
Diante de tanta coisa ruim que vemos, aqui tudo é bálsamo!
Abraços Eloisa, sempre

henrilene disse...

Fico muito honrada por ter um texto adicionado em seu blog, já me cadastrei como sua seguidora.
Vamos manter contato para podermos trocar figurinhas, kkkkkkkkk.
Existem mais artigos neste mesmo jornal. Se quizer...fique a vontade para usá-los.
abraço
henrilene

TERAPIA DO SER disse...

Henrilene, obrigado por permitir esse contato, estou iniciando meu blog, sou psicóloga e artista plástica,fiz especialização já a algum tempo em arte e terapia, resolvi só agora adicionar na terapia a arte.Aos poucos vou montando o blog gostaria de contar com sua amizade virtual.
Bjs Rosa

Tássila Albuquerque disse...

Olá! Que bom saber que o material que escrevemos é bem compartilhado com as amigas Arteterapeutas!! Esta foto que fiz,criada a partir de fotos de idosos sobre a Arteterapia com a terceira idade ficou bem alegre né?
Maiores informações, fique a vontade para visitar o meu blog www.arteterapiaeamazonia.blogspot.com

Grande abraço e muita luz!!

TERAPIA DO SER disse...

Tássila, adorei as fotos dos idosos, .ficarão lindas.
Visitei seu blogger achei muito interessante, também realizo trabalho voluntário uso a arte, tem sido muito gratificante.
Gostaria muito de ser sua seguidora, estou iniciando meu blogger, se voçê puder colocar algum comentário ficarei feliz!Amei seu trabalho com as mulheres
ribeirinhas usando o barco como símbolo principal.Um grande abraço!

Anônimo disse...

Oi, você saberia me dizer de onde foi tirada a citação "Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida"??

Por favor! Estou fazendo meu TCC e não encontro a fonte dessa citação por nada!

TERAPIA DO SER disse...

Terpia em grupo com idosos é maravilhoso eles são muito receptivos, adoram quando podem mecher com arte durante a terapia porque são muito abilidosos!!!e logo percebem que podem estar criando alguma coisa a partir de uma simples demonstração de qualquer tipo de artes!

Anônimo disse...

Minha mãe tornou-se cadeirante recentemente.Ela tem 83 anos.Quando soube que não ia mais andar entrou em depressão, logo ela que sempre foi ativa, alegre e cheia de entusiasmo.Sou professora de Artes e embora não tenha especialização na área de arteterapia, já li muito sobre Psicologia analítica.Resolvi fazer um trabalho com minha mãe.O resultado foi surpreendente.Modelar argila, pintar, confeccionar painéis a partir de recortes e dobraduras simples...nossa vida tem sido mais rica e afetiva, minha mãe tem se adaptado à nova situação de vida sem tanta ansiedade e medo como eu percebia antes.Afetivamente falando, a realção com os demais familiares enriqueceu pois hoje todos querem ver o que a vovó vai "aprontar" na próxima semana.Só tenho a dizer: Que benção a Arte pode ser numa situação como a que ela está vivendo!