domingo, 29 de maio de 2011

Desenhos e pinturas-Arteterapia

 " A arte vai auxilia o desenvolvimento de criança com deficiência intelectual, pois sua finalidade é fornecer experiências que ajudem a criança a desenvolverem valores, sentimentos, emoções e uma visão crítica do mundo a que acerca."

"O desenho, uma das modalidades usadas na arteterapia, engloba um conjunto de potencialidades e necessidades da criança, a qual, ao desenhar, expressa sua maneira de existir, seus aspectos emocionais, psíquicos, físicos e cognitivos e o meio em que vive."(Ana Cláudia Afonso Valladares) 



Segundo PAIN & JARREAU (2001), as cores são fundamentais no processo de arteterapia, pois elas possuem um código subjetivo com ressonâncias e associações às experiências vividas. Assim, a constância das manifestações entre cores e os afetos, entre as sensações de cores e as sensações produzidas por outros sentidos, como também entre o investimento dos objetos e a marca colorida permitem decifrar o que os sujeitos exprimem, tendo a cor como um signo rico de significados embutidos.


"A atividade do desenho é indicada conteúdos criativos que expressam sentimentos e as imagens que emergem na tela mental, antes adormecidos no ambiente da inconsciência."

(Sylvio Le Sueur)



A complexidade (riqueza de detalhes) está vinculada à variedade expressiva e à criatividade, pois à medida que as crianças  ampliaram seu mundo imaginativo, favorecido pela intervenção arteterapêutica, introduziram-se modificações em seu mundo interno e em suas imagens. Assim, a criança vai descobrindo e construindo as novas potencialidades adquiridas.

O desenho como modalidade da arteterapia, objetiva a forma, a precisão, o desenvolvimento da atenção, da concentração, da coordenação viso-motora e espacial. Também concretiza alguns pensamentos e exercita a memória. O desenho está relacionado ao movimento e ao reconhecimento do objeto, tendo a função ordenadora (VALLADARES, 2004a; 2004b).

FRANCISQUETTI (2005a; 2005b) explica que a leitura dos desenhos sinaliza as palavras que não podem ou não conseguem ser ditas pelas crianças.

Desenhos são símbolos.


Os meios artísticos utilizados pela arte-terapia são todos aqueles que conseguimos imaginar: desenharpintar, esculpir, fotografar, colagem, modelagem,... http://bemtratar.com/artigos/arte-terapia-bem-estar-atraves-expressao-artistica...

Trabalhos de Alice e Helita.

Nenhum comentário: