sábado, 6 de agosto de 2011

Vítimas de violência doméstica participam de Oficina de Arteterapia

Notícia publicada no http://www.jusbrasil.com.br

Cerca de 14 mulheres assistidas pelo Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) e que vivem ou viveram em situação de violência doméstica participaram, nesta sexta-feira (29), de mais uma edição da Oficina Arteterapia. O evento faz parte do projeto "Eu Criança, Eu Adulto" e tem como objetivo melhorar o nível de autoestima dessas mulheres e promover o auto-conhecimento e a valorização pela vida.
A oficina utiliza a arte como mediadora, facilitando a linguagem através dos símbolos a partir de músicas, argila, sucatas, desenhos, pinturas, colagem. As próximas oficinas acontecem sempre às sextas-feiras, às 14h, entre 5 de agosto e 9 de setembro, na sede do CRLV (Rua Aristides Novis, Federação).
A arteterapeuta Gracia Conçalves destacou a importância do projeto para as mulheres em situação de violência. "Na medida em que estas mulheres representam o seu processo através da arte, elas entendem o seu próprio projeto, dando um sentido a sua vida". De acordo com a psicóloga do CRLV, Suely Lobo, o trabalho de grupo permite que as mulheres se reconheçam nas outras. "Assim, elas superam obstáculos e fortalecem a autoestima para o enfrentamento de sua realidade".
Benedete de Jesus, 42 anos, uma das mulheres assistida pelo CRLV, destacou a importância de participar do projeto. "Está sendo muito bom, pois ele tem me ajudado bastante na minha vida, em especial, na família e no meu trabalho". Já sua colega Célia Regina disse estar muito feliz, porque lá está conseguindo se reencontrar novamente como mulher. "Estamos criando uma perspectiva de vida diferente", concluiu.

Extraído de: Prefeitura de Salvador  - 29 de Julho de 2011

Um comentário:

Clara disse...

Olá, eu estou fazendo meu tcc sobre a arte na recuperação de mulheres que sofreram violência e essa matéria me interessou bastante. Será que você não teria algum material, ou experiências para compartilhar sobre isso?