sábado, 1 de dezembro de 2012

Arteterapia com idosos

A Arteterapia não elimina as limitações inerentes ao processo de envelhecimento, mas favorece o desenvolvimento da criatividade e pode alterar a percepção do mundo, auxiliando o idoso no descobrimento de uma postura mais positiva diante da vida e despertando a vontade de buscar a felicidade pessoal. 
Arteterapia visa estimular a criatividade através das diversas atividades artísticas, entendendo
que estas se apresentam como um instrumento facilitador e catalisador do processo de resgate da qualidade de vida do homem na sua segunda metade da vida.
Evidentemente, não se trata de levar indivíduos a produzirem grandes obras de arte, mas de despertar o compromisso com a vida, ajudando a superar o medo da morte, até porque muito do que se perdeu, pode ser revivido na Arte. E a experiência artística pode nos reconduzir re-enamoramento pela vida e por suas inúmeras possibilidades.
De:http://pernypsicoarte.blogspot.com

Através de Arte Terapia , "os idosos são capazes de ganhar inúmeros benefícios, incluindo usar suas mentes e sentidos, praticando habilidades cognitivas, deixando escapar o estresse e ganhar o controle de algumas partes de suas vidas. Eles são capazes de decidir o que pintar, como pintar e que cores usar, demonstrando uma habilidade que pode não ter sabido que possuíam. "


A arte traz alegria, magia, encantamento, saúde, bem estar, inquietação produtiva, aquieta demônios, embala sonhos, adormece tentações, acorda esperanças.

Nenhum comentário: