quarta-feira, 30 de março de 2016

OLHAR O DESENHO, É CONHECER UM POUCO QUEM DESENHA!!!

Uma postagem de :Nancy Rabello

O desenho é uma linguagem. Esta afirmação faço sempre em minhas palestras, pois acredito nisso.  
O vocabulário desta linguagem são os traços, curvos, retos, fortes, fracos, cada pessoa tem sua marca ao desenhar, as cores que usa,  e o local onde coloca seus ´personagens, ela usa estes recursos e muitos outros para comunicar uma ideia, para contar algo.

Mas será que esta informação muda a atitude dos professores? Vejo que alguns dão pouca atenção ao desenho.  O consideram  somente como um recurso para que seus alunos fiquem quietos, entretidos, enquanto os demais terminam uma atividade.

Mas o desenho é muito mais que isso.

O desenho nos fala também por meio das cores que usa quem desenha, e dos locais onde alguns elementos estão colocados, e dos traços que fazemos. 
O centro da folha, quase sempre se refere à pessoa que desenha.


Vamos falar dos traços, traços retos nos mostram pessoas mais diretas sem muitos rodeios, já as linhas curvas podem indicar pessoas que fazem mais rodeios para falar, para resolver suas situações.

Os traços muitos fortes nos falam de pessoas que gostam de se impor, e são mais extrovertidos, já os traços frágeis nos falam de crianças mais tímidas ou inseguras. 

Sempre  nos apropriando dos nossos traçados,das formas que adquirimos com o  desenvolvimento do desenho, isso nos traz uma certa segurança ao desenhar, tipo “ eu sei fazer “ e é por isso que as garatujas voltam sempre aos nossos desenhos de adultos.  

Aqui vemos as garatujas que voltaram no morrinho, nas florzinhas, e na arvore. Você já tinha percebido isso. Observe o seu desenho, veja como sem pensar você faz garatujas. 


Nenhum comentário: