terça-feira, 29 de maio de 2012

Arteterapia e artesanato


 Inicialmente o que caracteriza o artesanato é a transformação da matéria-        prima em objetos úteis.
 O artesanato estimula a imaginação. A criação de alguma forma ajuda a  estimular a imaginação. Nosso cérebro começa a disparar com as idéias,  quando acionados, criando algo novo.

 Trabalhando com diversos padrões formas e texturas diferentes ajudam-nos a mudar nossa maneira habitual de pensar e nos leva a perguntar:
 "O que aconteceria se eu fizesse isto ou aquilo?
 Acalma o sistema nervoso. A freqüência cardíaca diminui, o corpo torna-se  mais relaxado e centrado.

 Muitas vezes nos sentimos alegres, felizes e realizados.
 A criação de artesanato pode reduzir o estresse. 
 Ajuda-nos a criar relacionamentos.
 Grupos de artesanato têm um ambiente descontraído em que as pessoas podem desenvolver amizades e trabalhar em conjunto e desenvolver habilidades.
 O artesanato pode ser entendido como oportunidade para a pessoa se expressar e descobrir as próprias aptidões, oportunidade de autoconhecimento e valorização das manifestações artísticas.
 Com o artesanato, a pessoa desenvolve habilidades com as mãos e, principalmente, com o cérebro, dando lugar à criatividade através de diversos materiais, técnicas e procedimentos.

     O artesão vai criar, aproximando idéias e materialidade.
 Vai dar forma, vai dar vida à sua idéia e, com isto, está exercitando a mente.
 O trabalho manual gera introspecção, concentração e reflexão.                 Enquanto desenvolvem um trabalho manual, as pessoas ficam calmas, atentas, com os olhos focados em sua produção, acompanhando criteriosamente o resultado de cada passo realizado.

  Durante esse processo sentem-se importantes, capazes e amadurecem, convivendo melhor consigo mesmas e com o grupo.

Um comentário:

BLOGZOOM disse...

Querida amiga, eu sei o quanto é bom ter algum hobbie. Cozinhar, costurar, bordar, pintar, modelar, tudo faz com que a pessoa de distraia, se concentre em coisas boas ali presentes. Eu nunca fui muito habilidosa com artesanato, mas dou muito valor.

Beijocas