terça-feira, 29 de maio de 2012

Arteterapia e artesanato


 Inicialmente o que caracteriza o artesanato é a transformação da matéria-        prima em objetos úteis.
 O artesanato estimula a imaginação. A criação de alguma forma ajuda a  estimular a imaginação. Nosso cérebro começa a disparar com as idéias,  quando acionados, criando algo novo.

 Trabalhando com diversos padrões formas e texturas diferentes ajudam-nos a mudar nossa maneira habitual de pensar e nos leva a perguntar:
 "O que aconteceria se eu fizesse isto ou aquilo?
 Acalma o sistema nervoso. A freqüência cardíaca diminui, o corpo torna-se  mais relaxado e centrado.

 Muitas vezes nos sentimos alegres, felizes e realizados.
 A criação de artesanato pode reduzir o estresse. 
 Ajuda-nos a criar relacionamentos.
 Grupos de artesanato têm um ambiente descontraído em que as pessoas podem desenvolver amizades e trabalhar em conjunto e desenvolver habilidades.
 O artesanato pode ser entendido como oportunidade para a pessoa se expressar e descobrir as próprias aptidões, oportunidade de autoconhecimento e valorização das manifestações artísticas.
 Com o artesanato, a pessoa desenvolve habilidades com as mãos e, principalmente, com o cérebro, dando lugar à criatividade através de diversos materiais, técnicas e procedimentos.

     O artesão vai criar, aproximando idéias e materialidade.
 Vai dar forma, vai dar vida à sua idéia e, com isto, está exercitando a mente.
 O trabalho manual gera introspecção, concentração e reflexão.                 Enquanto desenvolvem um trabalho manual, as pessoas ficam calmas, atentas, com os olhos focados em sua produção, acompanhando criteriosamente o resultado de cada passo realizado.

  Durante esse processo sentem-se importantes, capazes e amadurecem, convivendo melhor consigo mesmas e com o grupo.

Um comentário:

Sissym disse...

Querida amiga, eu sei o quanto é bom ter algum hobbie. Cozinhar, costurar, bordar, pintar, modelar, tudo faz com que a pessoa de distraia, se concentre em coisas boas ali presentes. Eu nunca fui muito habilidosa com artesanato, mas dou muito valor.

Beijocas

AVISO


Nem todas as imagens no blog são de minha autoria, se uma delas for sua e não quiser que eu a use, entre em contato que coloco os devidos créditos ou retiro.