sábado, 12 de março de 2011

Dicas de livros -Arte Terapia

Recebo sempre atualizações sobre livro abordando o tema da arte terapia,então resolvi compartilhar com vocês.
Alguns já li,outros ainda não.
Vale conferir.
Boa leitura.
A autora é competente psicóloga e professora universitária, especializada no pensamento de Jung que serve de eixo epistemológico para sua pesquisa e ajuda em suas conclusões. Este livro amplia os horizontes da pesquisa fundamentada na prática psicológica em relação a questões de dinâmica social, de atitudes éticas, estéticas e religiosas e torna-se instrumento valioso para os que trabalham na área da saúde mental e da religião. A leitura é agradável, o estilo, fluente, e as idéias, provocadoras.
O livro narra, de forma clara e bem-pontuada, o processo vivenciado por mulheres maduras em um trabalho de ateliê terapêutico. Relata com sabedoria aspectos do envelhescente, apontando seus caminhos e descobertas, em um tempo de novos velhos desafios.
Este livro é fruto de uma elaboração profissional advinda de observações realizadas no decorrer de 15 anos de trabalho em psicologia. Esse nos convida didaticamente a compartilhar e apresentar novas possibilidades de escuta corporal para uma aceitação amorosa total e irrestrita de si mesmo. A aceitação das histórias que o seu corpo tem para contar. Escutar o que ele diz não para julgar, mas para observar as manifestações do corpo em seus aspectos fisiológicos, psicológicos, simbólicos. Por meio de diversas técnicas expressivas coligadas ao trabalho corporal, muitas delas prazerosas, relaxantes e artísticas, a autora vai mostrando ao leitor, passo-a-passo, como ouvir a história que seu próprio corpo narra. A técnica da calatonia é descrita no DVD que acompanha o livro.
Trata-se de uma abordagem ampla dos novos paradigmas em saúde mental e da ampliação do papel dos profissionais da arteterapia e da terapia expressiva inseridos nesse novo contexto. Partindo do contexto histórico em relação à reabilitação psicossocial das pessoas que sofrem de transtorno mental, este livro traz os fundamentos teóricos que sustentam a prática arteterapeuta e outros tipos de terapias expressivas vivenciadas por diferentes profissionais.
O autor é um estudioso das áreas de psicologia e de arte. Sintonizado com as questões da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade discute a tarefa de integrar teoria e poética, conhecimento e emoção, ciência e arte, o sentir-pensar-fazer próprio com o dos outros. Discute abrangências e limitações do que é e do que não é arteterapia, do que pode vir a ser ou não este campo em desenvolvimento de teorias e práticas, no qual seriedade, dedicação e ética se impõem como pontos nodais.
Estas e outras publicações você encontra para comprar em http://www.psitestes.com.br/index.php?cPath=90_93&osCsid=bf11a2346852295042e7e2e80bc8e25f confiram.

2 comentários:

-*Vera Luz*- disse...

Olá Eloisa!

É muito boa essa ideia de indicar os livros, e é incrível que só de falar e ver algumas coisas já dá vontade de participar pelo bem que faz! É sempre um prazer compartilhar de informações que nos leva para um mundo melhor!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

Anônimo disse...

Oi Amada amei seu blog, parabéns. Estou seguindo vc. Bjo