quarta-feira, 9 de maio de 2012

Queres brincar comigo?





Perceba como as brincadeiras são, de fato, importantes para o seu filho«Brincar é o trabalho da criança», escreveu Maria Montessori, médica italiana do século XIX.De fato, quantos mais estudos os investigadores produzem, mais convergem no fato de que brincar é tão importante para uma criança como respirar ou ser acarinhada.
Para saber como se pode divertir brincando com o seu filho, clique aqui.
A forma como brinca, o tempo livre que tem para o fazer, os brinquedos que possui e os estímulos dos que a rodeiam vão criar raízes profundas.
Brincar para crescer
É através das brincadeiras, principalmente entre o primeiro e o quinto ano de vida (antes de entrarem para a escola primária) que a criança se desenvolve, tanto física como intelectualmente. «As brincadeiras que envolvem movimentos como trepar, correr, saltar e empurrar exercitam os sistemas muscular e óptico-motor», afirma Raíssa Santos, psicóloga clínica e membro da Association for Play Therapy.Por outro lado, acrescenta, «o brincar providencia novas fontes de informação e conhecimentos, promovendo a criatividade e a capacidade de distinguir a informação relevante da irrelevante.» Também a linguagem e o relacionamento com os outros são treinados através das brincadeiras.
No parque infantil
As crianças são uma fonte de energia praticamente inesgotável e os parques infantis, assim como os jardins ou outros espaços ao ar livre, são o cenário ideal para «queimar» essas energias. Ficar em casa durante longos períodos de tempo pode conduzir a momentos de mau humor e birras.Como explica o pediatra Mário Cordeiro na obra «O Livro da Criança», «a brincadeira ao ar livre e com possibilidade de correr e saltar liberta endorfinas e contribui para o cansaço saudável que as crianças precisam para estarem prontas a dormir um sono de qualidade».Por isso, sempre que lhe for possível, leve o seu filho para um espaço ao ar livre, pois isso «diminui as tensões e o stresse, e aumenta a boa disposição, já sem falar nas vantagens físicas relacionadas com a manutenção de um peso adequado», conclui o pediatra.



Nenhum comentário: