segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

São muitas as mulheres especiais.Poderia hoje homenagear várias.Escritoras,artistas,mulheres que se destacam em diversas áreas,mas hoje Dia internacional da Mulher quero fazer uma homenagem a algumas mulheres especiais que fazem parte da minha vida.
Nancy Aguiar Floriano ,minha mãe.
Você partiu...Preencheremos,de nossa parte,a saudade no coração,a lembrança das horas felizes que nos proporcionou,o bem que nos fez,o que representou em nossas vidas...Te amo!
Obrigada por seu imenso amor!

Nancy e Kátia,minhas irmãs.
Obrigada por todo  carinho e intensivo.



As amigas:
-Rosãngela Rossi
-Irene Monteiro
-Alice Regina
-Sonia Maria 
Amigas para todos os momentos.



E as queridas amigas virtuais que são mulheres mais do que especiais na minha vida. 
Em especial: Denia,Thamar,Tania,Cláudia,Tays,Helena,Alessandra , Adriana e Luiza.
Meu carinho hoje e sempre.
Imperdoável,esqueci de digitar o nome de uma amiga muito querida.
PATRICA FOKS,desculpe a minha distração,você é muito especial e querida.
Meu carinho pra você.


MULHER
Você que busca no dia a dia sua independência,sua liberdade,sua própria identidade.
Você que luta profissionalmente para ser valorizada,para ser respeitada,para ser compreendida.
Você que a todo momento tenta ser a companheira,a amiga,a mãe.
Você que batalha incansavelmente por um mundo mais justo ,por uma sociedade sem violências,por seus próprios direitos.
Você que já ocupou um espaço na fábrica,na escola,na empresa,na política.
Você,eu,nós que temos a capacidade e o direito de gerar outro ser,temos também o dever de gerar alternativas.
Para que nossa ação realmente criadora ajude os outros a conquistarem a liberdade de ser.



A TODAS NÓS,FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!




sábado, 6 de março de 2010

A arte de desenhar

O desenho é uma forma da criança se comunicar com o mundo,através das cores e das formas.



"Trata-se de uma forma de exteriorizar os sentimentos e de retratarem seus pensamentos.
O desenho é uma  expressão de linguagem artística e que é fundamental no desenvolvimento infantil.
Através do desenho a criança desenvolve a sua forma de se expressar no mundo e para o mundo através da sua imaginação usando formas,cores,tamanhos,símbolos,ela opina,critica e sugere."Alberto Pinto 


De início, a criança desenha pelo prazer de riscar sobre o papel e pesquisa formas de ocupar a folha.
Com o tempo, a criança busca registrar as coisas do mundo

Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade. Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia. 
Desenhar é uma forma de a criança lidar com a realidade que a cerca, representando situações que lhe interessam.

Os rabiscos ganham complexidade conforme os pequenos crescem e, ao mesmo tempo, impulsionam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo.


Fonte: Acessa.com/e Revista Nova Escola.

Blogs que falam sobre autismo

Alguns blogs muito especiais que costumo visitar e me emocionar.
Quando tiverem um tempinho passem por lá e vão se encantar.

http://oblogdoarteautismo.blogspot.com/ 

http://diariodojao.blogspot.com/

http://omundomaravilhosodosautistas.blogspot.com/
Hoje encontrei esta matéria no blog O mundo maravilhoso dos autistas.
Extremamente importante para os pais.
Link para o blog sitado:
http://omundomaravilhosodosautistas.blogspot.com/search/label/Comportamento
Visitem,muito bom.


Saiba os erros mais comuns na educação da criança com deficiência e ajude mais seu filho


Acerto o passoSaiba os erros mais comuns na educação da criança com deficiência e ajude mais seu filho

Fernanda Portela
Errar na educação dos filhos é inevitável, mas os pais da criança com deficiência, de acordo com os especialistas, estão mais sujeitos a isso, a começar pelo fato de que o modelo de educação que carregam de seus pais não traz, em geral, a experiência de cuidar de um filho com necessidades especiais. Nesse aspecto, segundo o pediatra Ruy Pupo Filho (pai de uma criança com Down e autor de Como Educar Seus Filhos, Editora Alegro, 2004), "assim como as crianças ou as pessoas em geral, cada deficiência terá características próprias que os pais vão ter de conhecer aos poucos para aprender a lidar com ela". O que pode dificultar essa tarefa, para a pedagoga Mara Lúcia Sartoretto, é antes de tudo os pais não aceitarem a deficiência. "Só depois disso vão conseguir buscar uma forma própria de educar", ressalta Mara, que é diretora do Centro de Apoio da Associação de Familiares e Amigos do Down. Pela experiência do presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, José Belisário Filho, o pai é o que na maior parte das vezes tem mais dificuldade. "Muitos saem de casa porque se sentem ofendidos com o problema, outros se omitem na educação, sendo esse um sinal de que também não aceitaram." A situação complica na educação da criança, segundo Belisário, porque o pai que está presente tem papel fundamental. "Ele costuma ter mais coragem de deixar o filho se arriscar do que a mãe." Os especialistas indicam a seguir os erros mais comuns na hora de educar a criança com deficiência.

Superproteger - Está na base de quase todos os problemas. É comum tratar o filho como "coitadinho", com cuidados em excesso. Mas é difícil os pais notarem os exageros por conta da tendência a querer minimizar o sofrimento da criança. Precisam permitir que ela corra alguns riscos para que avance no seu desenvolvimento. Uma forma de identificar a superproteção é verificar se o comportamento social do filho acompanha o de colegas da mesma idade. Se, por exemplo, os amigos dormem na casa uns dos outros, menos o seu filho, provavelmente há preocupação em demasia de que algo ruim aconteça.

Subestimar o potencial - Desde cedo a criança começa a entender o mundo a partir das atitudes dos pais. Ela tem percepções intuitivas, uma capacidade grande de leitura dos comportamentos, presente mesmo em uma situação de deficiência mental grave. Por isso, não adianta repetir a seu filho que acredita que ele tem condições de fazer algo se, na hora, você interfere para ajudar. Isso será prejudicial à auto-estima dele. Pais que ficam muito presos à deficiência não conseguem enxergar o filho como alguém cheio de potencialidades e podem limitá-lo mais.

Não dar limites - Criança especial também deve tomar bronca se faz birra ou desobedece. Para manter essa linha de conduta, os pais têm de ficar firmes diante de reprovações alheias, que costumam chegar por olhares e até intervenções como "coitadinho, deixa". Se derem muito valor a elas, ficarão perdidos e a criança pode vir a usar essa fraqueza para conseguir o que quer.

Fazer tudo no lugar do filho - Tornar a criança com deficiência independente na medida do possível é questão de sobrevivência. Não fazer as coisas por ela é o primeiro passo e exige paciência. Mostre como se faz até que ela consiga sozinha. Valorize cada conquista mesmo que pareça pequena. Elogios são um estímulo para que seu filho se desenvolva em outras habilidades.

"Trancar" a criança em casa - Terapias de estimulação não funcionam se não houver contato social. Ele é fundamental no desenvolvimento porque, à medida que a criança se expõe, ela cria outras habilidades. O grande receio dos pais é que o filho se machuque, seja segregado ou ninguém saiba cuidar dele. Mas é justamente a ausência dos pais que estimula os outros a encontrar saídas para ajudar.

Infantilizar - Mesmo que o filho cresça, é comum ser tratado sempre como criança, principalmente nos casos de síndrome de Down e de deficiência mental. O filho com 15 anos não deve, por exemplo, ganhar uma festa infantil e bonecas ou carrinhos para brincar. A criança especial tem potenciais que só aparecem diante de situações novas. Cobrar de um filho que cuide do irmão especial - Nem é preciso fazer isso porque, se os pais não estão por perto, geralmente o irmão cuida muito bem do outro. Se não faz, pode ser uma reação de ciúme ao perceber que os pais gastam muita energia e atenção com o irmão especial, sobrando pouco para ele. Aí, a cobrança dos pais só piora a situação.

Repreender a sexualidade - Em geral, o deficiente possui sexualidade igual à de qualquer pessoa. Mas existem tabus de que sejam assexuados ou tenham a sexualidade exacerbada. Nesse último caso, trata-se de distúrbio de comportamento por falta de educação mesmo, alertam os especialistas. Para evitar, é preciso ensinar o filho que há lugar e hora para se masturbar, por exemplo. A sexualidade também vai ocupar o espaço que for possível na vida da criança se ela não tiver atividades como a escola, as artes e o esporte, que são excelentes formas de canalizar a energia sexual.

Não incluir na escola regular - Grande parte dos pais têm medo de que, nesse ambiente, o filho sofra preconceitos. Se a exposição da criança for feita de forma tranqüila e desde cedo, ela só tem a ganhar com isso. A escola é um espação de cidadania em que se aprende com a convivência, com os outros colegas. Eles servirão de modelo para a criança com deficiência e ela ensinará muito a todos os outros

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16629-15159,00.html

sexta-feira, 5 de março de 2010

Deficiências


'DEFICIENTE' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. 'LOUCO' é quem não procura ser feliz com o que possui. 'CEGO' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. 'SURDO' é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. 'MUDO' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. 'PARALÍTICO' é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. 'DIABÉTICO' é quem não consegue ser doce. 'ANÃO' é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: ' A amizade é um amor que nunca morre.' MÁRIO QUINTANA

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Trabalhos do Omar

Como falei na matéria anterior,Omar faz uma série de trabalhos.
Hoje vou postar aqui alguns destes trabalhos.Todos estão nas paredes da sala de sua casa.
No sofá ,onde ele passa boa parte de seu dia ficam :Seus bichinhos de pelúcia,sua fitas k7,seus cds,as camistas que pinta,seu aparelho de som,enfim tudo aquilo que o faz feliz.Ai incluindo seus quadros que de forma alguma podem ser tirados.
Este é o mundo de Omar,retratado em seus quadros.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Meu trabalho com Omar



  
           Quando comecei a atender Omar, já o conhecia. Não muito de perto, mas já tínhamos algum convívio. Isto foi por volta de 1999.
A partir daí começamos um trabalho que seguimos até hoje.
É hoje um rapaz de temperamento forte, muito afetuoso e carinhoso. Determinado, sabe exatamente o que quer e  o que gosta.
          Omar tem problemas físicos, dificuldade na fala, sabe ler e escrever  e é cadeirante.
Possui movimentos somente da mão direita.
Seu trabalho preferido é a pintura. Desenha algumas coisas, mas seu forte é mesmo a pintura.
Necessita de ajuda, e é sobre esse processo de elaboração da idéia e da realização do trabalho que quero comentar aqui.
         Em todas as sessões Omar já chega com uma idéia na cabeça. Obs: Não há quem faça com que ele mude e realize outra atividade.

                Seu mundo gira em torno de:  Meios de transporte, animais, músicas, números, algumas pessoas e letras. Todos esses elementos integram os temas de suas telas.

Carros, ônibus tem passageiros determinados, cor da roupa que tais pessoas usam, local que ocupam nos veículos.
Animais, seus passarinhos, seus bichinhos de pelúcia. Quando ele pinta esses elementos,  emite os sons que eles fazem.
Se  são mansos, ferozes, etc.
Os números e as letras são um capítulo a parte. Por algum motivo alguns são mais utilizados e tem um grande destaque, e são incluídos também nas pinturas. Um exemplo disto é o número cinco, não simplesmente o cinco. Temos de colocar os  numerais zero  e cinco.
As letras também algumas tem por vezes destaque. Atualmente são as letras ES, e não pensem que é apenas colocar tais letras. Elas precisam estar em uma determinada ordem, de um determinado formato escritas em preto.
Música conhece todas, de todos os ritmos. Tem suas preferidas e estas são pintadas também. Como?
Telas em forma de fitas k7. São acrescentados título, nome de quem canta.


        No processo de realização da pintura, eu desenho aquilo que ele se propôs a fazer, mas não pensem que faço da minha maneira. Omar “supervisiona”,e se o desenho não está da maneira que ele imaginou, pega logo a borracha, apaga e muitas vezes, faz o detalhe que “errei”.
A partir do desenho feito,ele pinta,escolhe as cores e só me pede ajuda mesmo para os detalhes mais difíceis, jamais abre mão deles.
Às vezes faço  determinado detalhe “errado” para ver sua reação, e ela não falha. Tenho então que corrigir.
      Durante as sessões damos muitas risadas. Ele se diverte com tudo. Um pingo de tinta que cai sobre minha mão, um detalhe engraçado de seu desenho...
O que mais me encanta é seu agradecimento e carinho quando consigo entender e realizar exatamente o que se passou em  sua cabeça. São muitos e muitos beijos em agradecimento.
     Acho que os trabalhos realizados por Omar são obras preciosas.
     Suas pinturas ocupam todas as paredes da sala de sua  casa e são muito valorizadas por sua mãe e pelos amigos que o visitam. São realmente lindas e contam sua história de vida. Cada quadro tem ligação direta com aquilo que ele está vivenciando.
   Seus quadros tem tanto valor afetivos e emocional, que dificilmente ele os da de presente a alguém. E quando o faz é para alguém realmente especial para ele.
Todos os seus afetos, medos, alegrias, prazeres estão ali representados. Enfim, seu mundo.
         A dedicação, amor, carinho, e paciência de sua mãe, fazem a vida de Omar uma alegria. Nada é fácil na vida de uma família que tem uma pessoa com necessidades especiais, mas se o AMOR falar mais alto... Tudo é possível!
       Sou admiradora desta mãe em especial, que sozinha, (viúva) tem dedicado esse amor incondicional a seu filho. Buscando sempre ferramentas para que ele possa ter a cada dia mais, uma melhor qualidade de vida.     
      Além de arte terapia, Omar faz outras atividades que colaboram também para que ele seja esse rapaz alegre, carismático, ativo e cada dia mais, integrado a sociedade.
.
     Pode ter certeza Mamãe Sonia, seu filho é feliz!





Oi Loló!
Nossa você me levou às lágrimas!!! Está simplesmente lindo e mais ainda, porque é verdadeiro...
Você realmente conhece ele. É uma vida, pois são 11 anos de convivência. Você está de Parabéns, não só pelo que escreveu, mas por tudo que tem feito ao longo desses 11 anos por ele e por mim... Às vezes até parece que passa despercebido, mas não passa não, é porque você já é da família, outras situações antes deste anos já nos envolveram, e isto fêz com que caminhássemos juntos nesta jornada. Por vezes a vida nos afasta ou nos aproxima de quem precisamos... É como a própria natureza, uma hora faz sol, outra chove, hora a estrada é larga, em outra é estreita.. e assim caminhamos pela nossa estrada traçada por Deus!
Você sabe que é uma pessoa Especial, pois para cuidar e dar aulas para especiais, tem que ser mais especial ainda.
Omar e eu só temos que agradecer e dizer que o trabalho dele é o resultado da sua competência, paciência, sabedoria e amor acima de tudo!
Nosso Muito Obrigada e nosso Amor por você!


Veja como cada pessoa tem uma percepção diferente.
Não vou lhe mandar todos pois senão vou atolar sua caixa. Mas quis enviar algumas para que você visse como seu trabalho é maravilhoso! Isso é gratificante de saber que você é reconhecida. Nós somos amigas há anos, eu a conheço e sei disto, não conheço só a terapeuta, mas a pessoa , o ser, a amiga.
Para mim é gratificante ver o resultado de seu trabalho com meu filho, pois só eu sei como ele espera pela tia Loló a semana inteira já com a tela que ele vai pintar em mente...rsrsrsr...



Beijo grande
Omar e Sonia Maria










A Vida

Queridos Amigos
Uma semana cheia de sonhos realizados, esperança, emoção,luta,felicidade e principalmente muito amor!!!
Beijos,
        


Click here to play the blowing a kiss Bandoo Emoticon!
Lindo!
A Vida
Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.


Clarice Lispector

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Muito,muito amor!

Hoje recebi de Julia Boechat Farane o depoimento abaixo.
Me emocionei com as palavras desta linda jovem.
Obrigada querida. Muito sucesso para você.Conte comigo sempre.
Te amo.Beijos.                                          .


Aos 6 anos, em 1999, conheci o Atelier Arte Infantil, tia Eloisa e sua arte-amor.
Ela me mostrou a poesia da pintura, sem me privar da licença poética, respeitando minhas limitações e meu estilo meio sem-jeito (eu voltava pra casa com quadro, roupas, mãos e cabelos pintados! rs.)
No fim de 2007, aos 14 anos, com as responsabilidades aumentando e os estudos tomando mais o meu tempo, tive que abandonar as aulas que tanto amava.
Mas a pintura, mesmo, ninguém me tira, graças à tia Eloisa! Não imagino minha vida hoje, aos 16, sem a delícia de sua presença, sendo mãe, amiga, educadora, artista, exemplo.
É impossível pra mim ficar longe dos pincéis e volta e meia (nos minutinhos que me sobram pra respirar) corro para eles! Em cada momento desse, eu sei que minha ex-professora, mesmo não estando ali, está comigo.
Porque "o que o convívio criou, nunca a ausência pôde destruir" (Vinicius de Moraes), já que "traços de nanquim não se apagam com o tempo" (Guilherme Arantes) e "só o amor constrói pontes indestrutíveis" (Charlie Brown Jr.), trazendo a "certeza da eterna presença" (Gonzaguinha)!
Meu carinho, gratidão e amor-sem-fim! ♥
Ju Boechat.

Quadros de Júlia

'Cantiga triste, pode com ela é quem não perdeu a alegria..' (Adélia Prado) Eu quero uma licença de dormir, perdão pra descansar horas a fio, sem ao menos sonhar a leve palha de um pequeno sonho. Quero o que antes da vida foi o sono profundo das espécies, a graça de um estado. Semente. Muito mais que raízes.' ( Exausto - Adélia Prado)

'Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: "Coitado, até essa hora no serviço pesado". Arrumou pão e café , deixou tacho no fogo com água quente. Não me falou em amor. Essa palavra de luxo.' (Ensinamento - Adélia Prado)

' A criança que ri na rua, a música que vem no acaso, a tela absurda, a estátua nua, a bondade que não tem prazo - Tudo isso excede este rigor que o raciocínio dá a tudo e tem qualquer cousa de amor, ainda que o amor seja mudo..' (Fernando Pessoa)

Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema.' (Pablo Picasso)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval-A Lenda de Arlequim


Conta a lenda... que vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácio, uma Condessa muito rica que todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para o qual convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.

A Condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham que se apresentar mascarados.

E, durante a festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse.

Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não poder fazer-lhe nenhum traje.

Os amigos, vendo-o tão triste, resolveram dar o que tinham - os bocadinhos da fazenda que sobrara da confecção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.

Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no palácio da Condessa.

E mais conta a lenda que foi precisamente Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por se ter apresentado com o fato mais vistoso e original.

E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:

- O meu traje foi feito com a bondade dos meus Amigos e o coração da minha mãe.

Livro "Novas flores para crianças", Fernando Cardoso, Portugal Mundo

Encontrado no blog

LENDAS, FOLCLORE, MITOS, CONTOS E ENCANTOS.

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