segunda-feira, 26 de julho de 2010

Paralisia Cerebral

PARALISIA CEREBRAL

 

Atualmente, o termo Paralisias Cerebrais (P.C.) vem sendo usado como o significado do resultado de um dano cerebral , que leva à inabilidade, dificuldade ou o descontrole de músculos e de certos movimentos do corpo. O termo cerebral quer dizer que área atingida é o cérebro (sistema Nervoso Central - S.N.C) e a palavra paralisia refere-se ao resultado do dano ao S.N.C., com conseqüências afetando os músculos e sua coordenação motora.

 

    Paralisias cerebrais não são doença, mas uma condição médica especial (que freqüentemente ocorre em crianças), antes, durante ou logo após o parto, e quase sempre é o resultado da falta de oxigenação ao cérebro. As crianças afetadas por Paralisias Cerebrais têm uma perturbação do controle de suas posturas e dos movimentos do corpo, como conseqüência de uma lesão cerebral.


Saiba que:

      A Paralisia Cerebral não é contagiosa.

     A pessoa portadora de Paralisia Cerebral tem inteligência normal, a não ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória.

      Se a pessoa portadora de Paralisia Cerebral tiver sua visão ou audição prejudicada pela lesão, terá dificuldades para entender as informações como normalmente são transmitidas; Se o controle da fala for atingidos, terá dificuldades para comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos não são observados, a pessoa portadora de Paralisia Cerebral pode ser erroneamente classificada como deficiente mental ou não inteligente.

     Homens e mulheres portadores de PC podem ter filhos como qualquer outra pessoa. As características dos óvulos e dos espermatozóides, bem como a estrutura dos órgãos reprodutores, não são afetados pela lesão cerebral.


Causas peri-natais:

     Falta de oxigênio ao nascer (o bebê demora a respirar, lesando parte(s) do cérebro);

     Lesões causadas por partos difíceis, principalmente a dos fetos muito grandes de mães pequenas ou muito jovens (a cabeça do bebê pode ser muito comprimida durante a passagem pelo canal vaginal);

     Trabalho de parto demorado;

    Mau uso do fórceps, manobras obstétricas violentas;

     Os bebês que nascem prematuramente (antes dos 9 meses e pesando menos de 2 quilos) têm mais chances de apresentar Paralisia Cerebral.


Causas pós-natais

    Febre prolongada e muito alta;

    Desidratação, com perda significativa de líquidos;

    Infecções cerebrais causadas por meningite ou encefalite;

     Ferimento ou traumatismo na cabeça;

     Falta de oxigênio por afogamento ou outras causas;

    Envenenamento por gás, por chumbo (utilizado no esmalte cerâmico, nos pesticidas agrícolas ou outros venenos);

    Sarampo;

    Traumatismo crânio-encefálico até os três anos de idade.


Prevenção:

     Muitos casos de Paralisia Cerebral podem ser evitados através de campanhas educativas, visando os futuros pais e profissionais que lidam com a gestante, a parturiente e o bebê. É importante a presença de um médico pediatra (neo-natologista) na sala de parto.

    Antes de pensar em ter filhos, o casal deve passar por exames médicos para detectar a possibilidade de problemas hereditários e a incompatibilidade sangüínea.

    Ao engravidar, a mulher deve ir periodicamente ao médico, procurar alimentar-se bem, evitar o álcool, o fumo e não tomar remédios sem consultar o médico.

     Vacinar o bebê e evitar qualquer situação de risco é essencial para uma saúde perfeita.


Partes do corpo afetadas:

    A Paralisia Cerebral atinge diversas regiões do cérebro.

    Dependendo de onde ocorre a lesão e da quantidade de células atingidas, diferentes partes do corpo podem ser afetadas, alterando o tônus muscular, a postura e provocando dificuldades funcionais nos movimentos.

    Pode gerar movimentos involuntários, alterações do equilíbrio, do caminhar, da fala, da visão, da audição, da expressão facial. Em casos mais graves pode haver comprometimento mental.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Arte terapia pode auxiliar no tratamento/cura de algumas doenças


A arte terapia auxiliar no tratamento/cura de:
-Depressão
-Alzeheimer
-Estresse pós traumático
-Autismo
-Transtornos alimentares
-Distúrbios de ansiedade
-Esquizofrenia
-Algumas lesões neurológicas,entre outras.
Em todas estas enfermidades a arte terapia ajuda a elaboração de traumas,reduz a ansiedade e auxilia na simbolização de conflitos que estão afetando os pacientes.
Existe uma recomendação de se usar arte terapia em crianças hospitalizadas por qualquer tipo de razão,para aliviar o estresse que a internação causa.
Pesquisas científicas mostram bons resultados na recuperação de algumas lesões neurológicas,em especial as seqüelas de traumatismo craniano,avc e paralisia cerebral.
Em geriatria há uma recomendação do seu uso como instrumento de melhora de qualidade de vida,melhora do humor e estímulo das funções cognitivas cerebrais.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A arte terapia com idosos

                                          foto tirada do blog:  http://scmsousel.blogspot.com/
                                                   imagem tirada do blog    http://centrodia.blogspot.com
A arte terapia pode ser um ótimo instrumento de trabalho com idosos,pois por seu aspecto lúdico proporciona as pessoas que estão nesta fase da vida,expressar seus sentimentos,emoções,medos e angústia,em relação ao seu processo de envelhecimento.
Através da arte,o idoso pode resgatar situações de vida que não foram devidamente elaboradas,e a partir dos recursos artísticos e expressivos,pode configurara tais situações e elaborá-las e integrá-las a sua consciência.
Fazer e vivenciar arte promove relaxamento,rebaixamento do nível da ansiedade,inquietude,impaciência e angústia-que é normal no indivíduo idoso.
É uma oportunidade de ser escutado,de receber atenção,que em muitos casos é o que muitos idosos precisam.  
É também uma forma de lazer,onde o idoso preenche o tempo de forma prazerosa
Resgatam sua auto estima,pois são capazes de pintar,desenhar,modelar...
.

sábado, 15 de maio de 2010

O desenho livre e o desenho dirigido

Desenho livre
No desenho livre,ao contrário do desenho de cópia,a pessoa está colocando a sua atenção não na realidade externa e sim,na sua realidade interna.
É um trabalho livre ,que vai surgir a partir da emoção,do que lhe vier a mente.
A pessoa acessa a sua realidade interna,o seu inconsciente,algo que está pronto para emergir naquele exato momento  e com seu processo de vida.



Desenho dirigido
São os desenhos onde se propõe um tema.
No caso de arte terapia,o arte terapeuta direciona com um objetivo específico(ou seja,ligado a alguma situação específica por que passa aquela pessoa.)
Será um tema que mobilize emoções que possam estar bloqueadas e que precisam vir a tona para serem integradas a consciência.

Não se utiliza aqui a interpretação dos desenhos.
A pessoa é estimulada a falar sobre o seu desenho.
Cria-se um diálogo entre a pessoa e o seu desenho.

Apesar dos aspectos intelectuais estarem presentes nos desenhos,os fatores emocionais aparecem de uma forma mais relevante que estes.
O desenho é um reflexo da personalidade de seu autor.

O desenho de cópia

No desenho feito a partir de uma cópia a atenção está voltada para a realidade externa.Observando-a e absorvendo a realidade exterior.
Utilizar o desenho de cópia é excelente quando é necessário:
Direcionar a atenção,focar em algo.(O traço e o contorno dão o direcionamento.)
Exige atenção,concentração,objetividade.Desenvolvendo dessa maneira a apreensão e direcionamento para o mundo externo.
Em arte terapia (o desenho de cópia)é indicado para pessoas:
* Muito sonhadoras,que vivem fantasiando,devaneando.
* Para as muito perfeccionistas,com um¨eu crítico¨muito forte.
* Para aqueles que se cobram demais.
* Com dificuldade de dar um direcionamento na vida.
Porque?
O não fazer igual ao modelo causa irritação,desconforto,inquietação,ansiedade...
É a exigência da pessoa de não errar.
Ao realizar este trabalho,ela entra em contato com suas dificuldades e com seu alto grau de exigência.
O trabalho de cópia obriga a pessoa a centrar-se no objeto externo,perceber a realidade tal como ela é,além de estimular o respeito ao que o outro fez.
Também é um ótimo   exercício para se trabalhar limites,pois existe uma regra a seguir,não poder ultrapassar os limites da obra copiada.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Desenho

No desenho é necessário ver, aprender a olhar as coisas e processar as informações visuais.No desenho pode-se usar giz de cera,pastel a óleo,pastel seco,lápis de cor,hidrocor,carvão,lápis grafite...porém todos esses tipos de material têm significados terapêuticos semelhantes.








GIZ DE CERA:
E´um material firme,fácil de manusear e que estabelece uma correlação da mão com o olho,favorecendo a coordenação motora,mais do que outras técnicas.
Recomendável para pessoas que estão :
-Deprimidas
_Chorosas
-Com tônus vital rebaixado (Exige maior atenção e esforço,levantando o nível de energia para que a pessoa possa desenhar)






´PASTEL A ÓLEO:
O pastel a óleo é um material muito utilizado em arte terapia,pois sua base de óleo possibilita deslizar mais facilidade no papel,correspondendo com o fluir de emoções e sentimentos.Além de ser mais fácil de usar,promove cores fortes e profundas,como também se desejar,tons mais suaves.




PASTEL SECO:
O pastel seco oferece uma grande variedade de cores.
Depois de realizado o trabalho passa-se o spray fixador para fixar o desenho.
O pastel seco tende a enxugar as emoções.








 


FUSAIN -(carvão):
O fusain é ótimo para trabalho de cópia assim como lápis grafites especiais.
São materiais que oferecem mais segurança e controle,além de poder apagar em caso de erro.

Fonte:ARTE e TERAPIA-livro de Patrícia Rose Teixeira Moreira
                                                                                                                          

quarta-feira, 12 de maio de 2010

o desenho como modalidade na arte terapia






Fonte;http://www.fen.ufg.br/revista/revista8


O desenho como modalidade da arteterapia, objetiva a forma, a precisão, o desenvolvimento da atenção, da concentração, da coordenação viso-motora e espacial. Também concretiza alguns pensamentos e exercita a memória. O desenho está relacionado ao movimento e ao reconhecimento do objeto, tendo a função ordenadora (VALLADARES, 2004a; 2004b).
FRANCISQUETTI (2005a; 2005b) explica que a leitura dos desenhos sinaliza as palavras que não podem ou não conseguem ser ditas pelas crianças. Sendo que as aferências de comunicação não-verbais se transformam em processo cognitivo, e são importantes de serem comparadas em diferentes momentos para perceber as mudanças externas, como também internas as crianças.
No caso das crianças, o adoecimento favorece alterações na sua vida, como um todo, podendo, muitas vezes, desequilibrar seu organismo interna e externamente, o qual, em conseqüência disso, gerará um bloqueio no processo de desenvolvimento saudável das crianças, especialmente se a doença for longa e duradoura (WHALEY & WONG, 1999; ANGERAMI-CAMON, 2002; DIAS et al, 2003).
O desenvolvimento infantil é um processo complexo, que envolve as diferenças individuais e as específicas de cada período, como mudanças nas características, nos comportamentos, nas possibilidades e nas limitações de cada fase da vida, indistintamente. A singularidade das crianças lhes é conferida por influências de seu ritmo próprio de desenvolvimento e por características pessoais que as diferenciam das demais (WHALEY & WONG, 1999).
Conforme SIGAUD & VERÍSSIMO (1996), o período que vai de sete aos dez anos de idade, objeto de estudo deste trabalho, e que se convencionou chamar de escolar, é decisivo para a estruturação harmoniosa do indivíduo. Nesta etapa, ocorrem transformações significativas nos vários aspectos cognitivos, socioemocionais e da comunicação gráfica. O raciocínio da criança esta fase esta mais lógico, compreende melhor os fatos (WHALEY & WONG, 1999); ademais, a criança, neste período, amplia suas relações, distanciando-se do convívio familiar, movendo-se em direção ao contexto social e aos grupos de pares e passa a ser menos egocêntrica (SIGAUD & VERÍSSIMO, 1996).
Em relação ao desenvolvimento evolutivo da arte infantil, segue seu percurso paralelo ao desenvolvimento geral da criança. Vários autores abordam as teorias do desenvolvimento gráfico infantil, no entanto, teóricos como Luquet (MEREDIEU, 2000) e Lowenfeld (LOWENFELD & BRITTAIN, 1977) tiveram papel fundamental na construção do alicerce de entendimento da produção gráfica das crianças, sendo largamente utilizadas na atualidade. Para a fase do escolar, Luquet descreve o realismo intelectual, dos 4 a 10 anos e o realismo visual, dos 7 aos 9 anos. Lowenfeld propôs em seus trabalhos os estágios de esquemático, dos 7 aos 9 anos e realismo, dos 9 aos 11 anos (LOWENFELD & BRITTAIN, 1977 e MEREDIEU, 2000).
Na concepção de Luquet, o estágio do realismo intelectual contém algumas características que se assemelham ao pensamento de Lowenfeld para a fase esquemática e apresentam algumas características de destaque que serão expostas a seguir:





















- A criança não representa o real, mas sobretudo o que sabe sobre o objeto;
- Aparecem os planos deitados (axial e irradiante), mas não há o compromisso formal com a perspectiva. A criança usa a descontinuidade, o rebatimento, a transparência, a planificação e a mudança de pontos de vista;
- A representação espacial amplia-se, surgindo a linha de base (real ou implícita) que simboliza a superfície em que as coisas são colocadas; em outras vezes, serve para representar o horizonte da paisagem;
- A partir dos sete anos a criança mostra mais claramente em seus desenhos as influências das mediações sociais, históricas e culturais. Seu cotidiano aparece mais claramente nesse universo representativo de pessoas, animais, brinquedos, objetos, natureza, produções culturais e sociais de sua época, como televisão, histórias em quadrinhos, desenho, jogos, brincadeiras.
Na teoria de Luquet, o estágio do realismo visual apresenta algumas características de destaque e semelhantes à teoria de Lowenfeld, na fase naturalista, expostas a seguir:
- Dos desenhos surgem a perspectiva e se submetem às suas leis, criando, assim, planos e sobreposições. Nesse estágio, a criança começa a unir as duas linhas, usa cores mais vivas no primeiro plano e mais baixas nos outros, criando a ilusão de profundidade e primeiro plano. A linha de base e o céu permanecem, mas ainda não estão presentes a luz, a sombra e a tridimensionalidade, é apenas seu início;
- A criança simboliza o objeto de acordo com sua aparência visual. Nessa fase, há a tendência da reprodução da realidade para os objetos, personagens, elementos da natureza, locais etc. A cor também é realista; ela substitui a transparência pela opacidade e suprime os detalhes invisíveis do objeto;
- Aumenta a busca por detalhes, preocupa-se com o acabamento e aparecimento de novas formas. Conseqüentemente, aparecem as linhas de contorno e o esquema corporal torna-se mais completo.
Em fases anteriores ao do escolar, para os autores citados anteriormente, aparecem as fases de garatuja, significando a representação de movimentos aleatórios ou círculos isolados; e a fase pré-esquemática caracterizada pela formação da imagem corporal e a mandala sem linha de chão.
Verificam-se novas e diferentes formas de desenvolvimento e, nesse sentido, LOWENFELD & BRITTAIN (1977) dizem-se convencidos de que a arte deve, certamente, apoiar a expressão individual e o pensamento criador da criança. Caso seja bloqueado a desenvolvimento normal da criança, este se refletirá também no seu desenvolvimento gráfico, pressume-se que os conteúdos das produções simbólicas ao serem analisados registravam os momentos afetivos das crianças. A criança ao produzir imagens está produzindo a si mesma seu mundo físico (sensório motor), mental (cognitivo), emocional, imaginação, o mundo das idéias, dos sonhos, e da memória.
Perigo no céu

sábado, 8 de maio de 2010

Trabalho com sucata em arte terapia

Trabalho em sucata feito por Leonardo Rossi



Material aparentemente sem utilidade,que seria jogado no lixo.
Material descartado pela sociedade.Em arte terapia,o trabalho com sucata,além do fator ecológico,demonstra:
-O valor das pequenas coisas,grande transformação que acontece e o desafio a criatividade.
É um trabalho que estimula a imaginação,transformando algo que iria para o lixo em algo novo.
EMOCIONALMENTE: Desfazer-se do velho,transformando em nova forma de ver e viver.
A sucata traz o elemento transformação.
É o caos que se apresenta com a possibilidade de:
Ordenação,reorganização e construção de algo novo.
Por analogia podemos lidar internamente com nosso "lixo",usando as partes que não nos agradam.
"Sucata é um nada que pode vir a ser tudo."
De grande potencial terapêutico,ao estarmos em contato com materiais descartados que iriam para o lixo,nos remetemos aos nossos lixos internos,aos aspectos negativos e,desagradáveis negados por nós mesmos e não aceitos pelos outros.
Em contato com tais aspectos,podemos ter a oportunidade de enxergá-los,de percebê-los,de confrontarmos e integrá-los a nós.E ou transformá-los.
Temos em nós aspectos mais e menos,e não adianta negar os menos,pois eles continuam dentro de nós,repercutindo em nossas atitudes e comportamentos.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Modelagem com:massinha,papel machê, massa plástica






A modelagem é uma atividade basicamente sensorial, uma vez que trabalha com as mãos. Ela proporciona a idéia desde estruturação da desordem a organização quando concretiza-se o trabalho.
Também trabalha com a psicomotricidade, já que requer as articulações excessiva das mãos, além da sensação tátil que fornece um diálogo com a imagem que virá a tona. Essa atividade é recomendada para pessoas muito rígidas, já que o contato muscular das mãos contrai e aos poucos leva ao relaxamento.
No diálogo entre as mãos e a massa que começa a troca de energia, bem como as sensações de quente e frio e a medida deste experimento tomam forma para poder encontrar um novo caminho.
As sensações experimentas com a modelagem ampliam a percepção e auxilia o indivíduo a compreender a sua forma de ser e descarregar o excesso de energia acumulada durante a sua forma de viver como no trabalho, na família e na sociedade, dentre outras.



O efeito da modelagem atua no campo físico, exigindo uma canalização adequada
de energia. Nessa atividade, se parte do nada para criar uma formação que pode ser tocada,
porque é concreta.
Modelar envolve a participação ativa em experiências sensoriais-táteis-motoras;
envolve a manipulação e movimento concreto. Ao amassar e mudar, a pessoa impelida pela
plasticidade do material vai dando forma a imagens, que emergem do seu inconsciente.

Livro-Arte-Terapia -Dr.Patrícia Rose Teixeira Moreira

terça-feira, 27 de abril de 2010

A música na arte terapia





Apesar de ser uma atividade usada com  mais propriedade pela musico-terapia,na arte terapia a música tem especialmente quatro funções:

.Melhorar a atenção.
.Estimular a reflexão sobre a situação de vida da pessoa..
.Estimular habilidades sócio comunicativas.
.Favorecer a expressão emocional

A música tem a capacidade de atuar sobre o corpo humano modificando seu padrão emocional e vibracional.
 Para cada pessoa a música terá efeitos diferentes .
 Em uma pessoa, determinada música pode mobilizar emoções fortes, já em outra,a mesma música pode apenas evocar um estado de bem estar.


Em arte terapia pedimos  ao indivíduo para  ouvir músicas e em seguida expressar as emoções e sentimentos suscitados por elas e expressá-los artisticamente através de desenho,pintura,modelagem...Neste caso a música é usada como instrumento de mobilização psíquica.

No trabalho com música os sons possuem um caráter lúdico de grande valia, pois além de proporcionar prazer,reduzem o nível de ansiedade,trazendo bem estar,relaxamento.

A música acorda energias no ser humano que se encontravam estagnadas.
Em determinados casos de pessoas portadoras de necessidades especiais, a musico terapia é o fundamental.
Tenho clientes que conseguiram um enorme progresso após começarem a atividade de musico terapia.
É preciso ficar atento, para perceber em qual atividades estes "especiais" se adaptam melhor.

Alguns links interessantes sobre musico terapia:
http://maryasolo.spaces.live.com/blog/cns!F4209B08D56E63A1!297.entry?wa=wsignin1.0&sa=883449672
http://musicoterapianopiaui.blogspot.com/2010/04/musica-e-musicoterapia-no.html
http://associacaovemser.blogspot.com/2010/04/oficina-de-musicoterapia.html

 https://www.facebook.com/share/p/18ao4u4vbB/