terça-feira, 17 de maio de 2011

Você desenha enquanto fala ao telefone?Entenda porque faz isso?


Já prestou atenção em seus desenhos ou rascunhos corriqueiros?


Enquanto você atendendo o telefone, já se pegou fazendo algum tipo de desenho ou rabisco? Já percebeu que tem alguns desenhos que você sempre repete e às vezes por anos? Já parou para pensar porquê? Pois é, o ato de desenhar e rabiscar é inerente ao ser humano. Desde pequenos nos comunicamos com o mundo através de nossos desenhos.

Junto ao seu telefone deve ter um bloquinho cheio de rabiscos. Preste atenção neles. Você vai ficar surpreso com algumas revelações que andam largando por aí enquanto fala ou aguarda ao telefone... 
Espirais 

Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinhos. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma.


Flores

Se você vira e mexe, desenhar flores é uma pessoa sensível. Seu jeito meio maternal deve fazer muito sucesso entre sobrinhos e primos menores

Setas

Desenhar setas significa alguma idéia fixa. Se elas apontarem para baixo ou para esquerda, elas falam de alguma coisa que já passou Se as setas apontarem para cima, você deve estar entediado (a) e é bom se programar direitinho para o próximo fim de semana. Se elas apontarem para a direita, indicam futuro.


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Olhos

Você é curioso (a) ou esta procurando alguma solução para um problema se desenhar olhos. O sentido do olhar também é importante para a esquerda, indica algo no passado; para a direita, mira o futuro. Se você tiver desenhado olhos fechados, é provável que não esteja querendo enfrentar uma situação ou não queira admitir algo cruel sobre si mesmo


Círculos

O habito de desenhar círculos indica que você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as pessoas. No entanto, se são vários círculos que se sobrepõem, você gosta de ficar na sua. Costuma completar o círculo cuidadosamente, deve já ter-se dado mal ao se abrir com os outros e, agora, tenta se fechar mais



Caras e Bocas 

Tudo indica que se sinta bem ajustado (a) ao seu mundo. As expressões dessas figuras que surgem do nada também revelam como você esta se sentindo. Ou seja, quem esta contente desenha pessoas felizes. Se em vez disso, o que surgem no papel são figuras esquisitas, fantasmas, algo deve estar pegando na sua vida



 Nomes 

Se você não para de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que esta triste ou se sentido rejeitado (a) pelos outros. Mas pode também significar que você anda muito preocupado (a) consigo mesmo e, que nesse momento, nada mais importa. 



Cubos


Desenhar cubos revela uma pessoa que nada tem de preguiçoso (a). Pelo contrario você é criativo (a), motivado (a) e gosta de pôr a mão na massa, de participar.Desenhar um cubo dentro do outro demonstra frustração com alguma coisa ou alguém.

Estrelas


 Rabiscar estrelas é um sinal de ambição, de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça. Se as estrelas forem simétricas, você sabe analisar as situações, é curioso (a) e seguro (a) de si. Já as estrelas disformes, assimétricas, indicam que você tem muita energia, mas não sabe bem como usá-la.




  Casas 

Desenhar casas significa estar se sentindo bem no lugar onde se vive. Uma casa aponta para uma sensação de conforto, paz com a família, mesmo que alguma briga com os irmãos pareçam dizer o contrario. Mas se a casa não tiver janelas nem portas, isso pode indicar uma sensação de pouco espaço.






 Linhas


Linhas retas são feitas por quem é entusiasmado (a), tem objetivo (a) e vai direto ao ponto. Linhas em ziguezague ou que se cruzam varia vezes indicam que alguma coisa mexeu muito com você, mas sua opção é não pôr o dedo na ferida. Ao menos por enquanto.

 Ondas


Você esta pronto para mergulhar em alguma coisa nova, que pode mudar a sua vida. Ondas lembram movimento, expectativa de uma oportunidade especial ou desejo de cair fora, rapidinho.Postado por: http://cantinhododevir.blogspot.com/2010_03_23_archive.html






 Experimente desenhar mais, preste atenção em suas obras, as cores escolhidas, os conteúdos, a paisagem etc... E você vai perceber que seu inconsciente o tempo todo quer se manifestar e aí será uma grande viagem de autoconhecimento. Nota importante: Não se importe com a estética do desenho, é o menos importante, o mais importante seu olhar sobre o conteúdo de seu desenho.

Desenhos de: desenhosimprimir.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Imaginação faz bem!

brinquedImaginação faz bem!
Além de divertidas, as brincadeiras preparam a criança para se tornar um adulto saudável, equilibrado e responsável
As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus.
"Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral.












Basta imaginação para transformar a fantasia em realidade.
Pega-pega, duro ou mole, esconde-esconde, casinha...
Todas nós guardamos boas recordações das brincadeiras de infância.
Ainda bem!  Afinal, elas são essenciais ao nosso crescimento pessoal.

Com os jogos e as situações de faz de conta, os pequenos compreendem regras sociais, desenvolvem habilidades físicas e aprendem a lidar com as próprias emoções. Além desses benefícios, a diversão pura e simples também é muito importante. 

Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras  como esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade.
A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira.
Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade.


A melhor brincadeira de 0 a 3 anos:

O que a criança curte nessa fase: 

As crianças menores gostam de levar objetos à boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o movimento.

 O que os pais devem lembrar: 
Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Também é preciso observar a alimentação e o sono, pois passeios muito longos podem cansar. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas
Atividades ideais: 
Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais. 


Ponto de atenção: 

Não se recomenda exposição à TV, computador ou vídeos. Espaços muito barulhentos e lotados, como shopping, não são adequados, pois as crianças precisam de liberdade para se movimentar



Dica da Adriana: 
"Nessa idade, o mais importante é que o adulto se adapte ao programa dos menores"

De 3 a 7 anos:


O que a criança curte nessa fase:

 A criança já tem certa independência e gosta de brincar sozinha com irmãos ou amiguinhos.


O que os pais devem lembrar: 

A partir dos três anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram se gostaram se têm vontade de repeti-lo.


Atividades ideais: 

Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.


Ponto de atenção:

 TV e vídeos já são permitidos, mas apenas por curtos períodos diários.


Dica da Adriana: "Nesta idade, a crianças já falam e sabe explicar o que gostam ,o que lhes provoca medo, o que querem ou não".

De 7 a 10 anos:
O que a criança curte nessa fase:
 Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao ar livre e parques.


O que os pais devem lembrar:

 A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhos, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.



Atividades ideais: 
As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.


Ponto de atenção: 

TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.


Dica da Adriana: "Como as crianças já têm discernimento, os eletrônicos, se usados por longos períodos, têm o poder de atrapalhá-las".


De 10 a 12 anos:
O que o pré-adolescente curte:
 Esta é uma fase de autonomia em que os jovens procuram outros da mesma idade, esportes diversos, saídas em grupo.


O que os pais devem lembrar: 

É uma fase que deve ser acompanhada pelos adultos com muita conversa e orientação. É importante que os pais conheçam as companhias dos filhos e estimulem a convivência com outras crianças da mesma idade.


Atividades ideais:

 Iniciar o aprendizado de novas habilidades, como esportes, instrumentos musicais e técnicas plásticas, pode ser interessante nesse período. Centros de convivência e clubes costumam oferecer atividades em grupo ideais para essa faixa etária. Livros e música também é sempre uma boa pedida.


Ponto de atenção: 

TV, computador e vídeo ainda devem ser acompanhados de perto, tanto no tempo de exposição quanto nos conteúdos.


Dica da Adriana: "Dos 10 aos 12 anos, os pais também devem orientar os filhos no uso do dinheiro, em como usar transporte público, como se locomover, se proteger e se deslocar na rua ou em espaços públicos.


Fonte:.http://educarparacrescer.abril.com.br


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Você educa seu filho para as emoções?


Educar para as emoções
Texto
Foto: Dreamstime



A criança precisa de um momento em que não esteja sendo julgada ou cobrada, em que possa simplesmente fantasiar e fazer o que quer.

“Meu filho vai ter nome de santo / Quero o nome mais bonito”. Os versos da música-ícone “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, simbolizam a vontade que quase todo pai tem de fazer o melhor para o seu herdeiro. Antes mesmo de o bebê nascer, pai e mãe embarcam num planejamento detalhado, que vai do nome de batismo à escolha da escola. Não raro, a criança mal saiu do berço e já está disputando vaga num dos melhores colégios de sua cidade, fenômeno percebido principalmente entre as famílias de classe média alta.

“Os filhos hoje são verdadeiros tesouros de seus pais. Dizemos que são superinvestidos”, sinaliza o médico Luiz Carlos Prado, psicoterapeuta familiar de Porto Alegre, RS. Esse superinvestimento se dá em diversos sentidos. Não apenas as crianças são muito amadas, vigiadas e protegidas, como frequentam escolas concorridas e têm acesso a bens materiais caríssimos, como videogames e computadores de última geração.

Expectativas demasiadas e excesso de proteção e de mimos, porém, conduzem muitas vezes a um quadro indesejável: a criança pode se tornar um jovem cheio de conhecimentos, entretanto pouco capaz de se relacionar em grupo e, pior, insatisfeito e infeliz. Acostumado a ter tudo à mão, ele reage mal diante das dificuldades intrínsecas à vida e à convivência em sociedade. Consequentemente, não desenvolve a segurança e o jogo de cintura necessária para a satisfação pessoal e o sucesso profissional.

A ironia é que são essas características prejudicadas pelo excesso de investimento – habilidade para conviver, empatia, flexibilidade – que o mundo profissional mais tem procurado. Em um estudo recente, a IMC Consultoria Empresarial, do Rio de Janeiro, divulgou que 75% das empresas brasileiras consideram a chamada “inteligência emocional” mais importante do que os conhecimentos práticos de seus funcionários. Não adianta, portanto, investir na hiperqualificação de seu filho sem, ao mesmo tempo, lhe garantir uma formação emocional tão sólida quanto. 






Crie seu filho para que ele saiba se relacionar com as pessoas e o mundo. O sucesso profissional será uma conseqüência .





TESTE

Você educa seu filho para as emoções?

Faça o teste em:

Saber lidar com as emoções é um dos mais importantes aprendizados. O Educar conversou com diversos especialistas e criou este teste para você descobrir como está se relacionando com as emoções de seu filho.

 



terça-feira, 10 de maio de 2011

Cantoterapia


Recebi um comentário  de uma amiga muito querida(Neusa Fiesta)http://www.deepinfiesta.com/sobre este tema:


CANTOTERAPIA

Achei muito interessante e fui pesquisar a respeito,
pois não tenho conhecimento da técnica.
No site
rapia.htm encontrei uma matéria muito boa,
que explica bem o processo.



Cantoterapia é uma proposta terapêutica que alia o canto, técnicas de aula de canto e musicalização e improvisação ao discurso do paciente. Esse discurso pode estar na fala, no canto, na música que ele sugere ouvir ou cantar e na improvisação, ou até na interpretação de uma letra de música escolhida por ele. Para isso busco na minha vivência como psicóloga e uno ao meu conhecimento de cantora e professora de música.
O processo serve tanto ao autoconhecimento como à superação de obstáculos emocionais e motores.
É indicado para crianças ou adultos de qualquer idade (com dificuldades motora, afetiva ou de aprendizagem e linguagem) ou indicado para autoconhecimento e ou relaxamento.
Tenho pacientes que apresentam dificuldades neurológicas ou pacientes psiquiátricos, nestes casos, a música é um grande meio facilitador da expressão, se não às vezes o único meio. Assim como tenho pacientes que precisam lidar com grandes perdas, como o luto. A música traz lembranças e cria novas expectativas para a vida, reformula novas formas de pensar a vida através de uma letra de música ou da improvisação com novas letras ou novas melodias. Por improvisação entenda-se, na terapia pelo canto, criar uma música na hora, criar a letra e musicar, ou criar só a melodia. Também tenho pacientes que estão divididos profissionalmente, ou sem forças para enfrentar certas situações, eles têm uma demanda de autoconhecimento e buscam se encontrar através da sua escuta, da voz, do discurso, das músicas que ouvia na infância e das músicas que gostam de cantar. Neste caso também utilizo recursos do coaching (trabalho com os pacientes, metas a serem realizadas).

Os recursos para a dinâmica da terapia são buscados na Terapia Cognitiva Comportamental e na técnica vocal aplicada ao canto e em elementos da musicalização.
Os pacientes podem ter qualquer idade desde que haja demanda pela terapia inclusive trabalho com terceira idade e com bebês, e às vezes com toda a família, trabalhando a relação da mãe com a criança.

Como coincidências não existem,cheguei para atender uma cliente que estava de cama.Já até postei sobre o trabalho com ela.
Assim que cheguei ela me pediu pra cantar,tocando seu violão.
Aqui ,no período que estava de cama.

Aqui,um dos momentos que cantamos.
Não é Cantoterapia,mas pela expressão de alegria dela já valeu!




segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fotos com movimento


“Vocês se lembram das fotos que se mexiam nos jornais e porta-retratos das histórias de Harry Potter?
Pois bem, a fotógrafa novaiorquina Jamie Beck, com a ajuda do webdesigner Kevin Burg, desenvolveu uma técnica parecida que promete revolucionar revistas e jornais digitais.
Beck animou, sutilmente, pequenos elementos das fotos, em formato GIF, criando respeitadas obras de artes. Suas imagens sobre a Semana de Moda de Nova York são impressionantes. Lindas modelos com os cabelos ao vento, reflexos movendo-se nas janelas, um jornal sendo silenciosamente folheado.
Por serem simples imagens GIF, elas são leves e carregam rapidamente, ao contrário dos vídeos. Batizadas de “Cinemagraphs”, as fotos em movimento tiradas por Beck são apenas uma mostra do que ainda pode ser feito a partir dessa nova técnica.”

Confira:





Créditos do texto :http://fredschifferfotos.com/porumclick/?p=172 Fred Schiffer

De Onde Vem o Papel?


Mas afinal de onde vem o Papel?
HISTÓRIA DO PAPEL
De acordo com a tradição o papel foi feito pela primeira vez no ano de 105 D.C. por Cai Lun, um eunuco que fazia parte da corte do Imperador Chinês Hedi. O material usado para a manufatura do papel foi uma pasta de seiva e tiras de bambu. Isto significa que eram utilizadas fibras vegetais e trapos de seda que vieram dar origem a uma das maiores invenções tecnológica da História da Humanidade. O papel mais antigo ainda em existência foi então feito a partir de farrapos no ano de 150 D.C. Durante aproximadamente 500 anos a arte da manufatura do papel ficou confinada à China, isto porque os chineses mantiveram por muito tempo o segredo desta técnica dentro das suas fronteiras. No entanto em 610 foi introduzida no Japão e em 750 na Ásia Central. Apesar de o papel surgir no Egito no ano de 800, só a partir do ano de 900 é que passou a ser produzido. No entanto antes da invenção do papel, o homem utilizava materiais diversificados para se expressar através de desenhos e da escrita. Os Esquimós, por exemplo, utilizavam ossos de baleia e dentes de foca, enquanto que os chineses escreviam em conchas e em cascos de tartaruga. Também havia povos que fixavam a escrita em folhas de palmeiras, nas cascas das árvores ou em tabuinhas de cera. Apesar da escrita e do desenho já se manifestar a mais anos, foi no Egito que se deram os primeiros ensaios da fabricação do papel, nesta altura já com papiro. Este tipo de papel era somente utilizado pelos sacerdotes, sendo então chamado de papiros hieráticos. As matérias-primas mais famosas e próximas do papel foram realmente o papiro e o pergaminho. O pergaminho era muito mais resistente, pois se tratava de pele de animal, geralmente carneiro, bezerro ou cabra e tinham um custo muito elevado. Só a partir de 1857 é que um senhor de nome Hougtnon descobriu a celulose da madeira, que passaria desde logo a ser a matéria-prima do papel. Desde então o Eucalipto tornou-se amplamente como a principal fonte de fibra para o fabrico do papel.
TIPOS DE PAPÉIS


A palavra papel deriva de papiro (tal com atrás já referi), planta usada pelos antigos egípcios para fabricá-lo. Tanto no desenho como na pintura os papéis ocupam um lugar de suma importância. Saber escolhê-lo e tirar dele o maior proveito possível pode ser armas valiosas quando se trata de expressar algum sentimento.
Podemos classificá-los inicialmente em brancos, cremes e coloridos:


Brancos: usados para grafite, carvão, aquarela, guache, óleo, acrílico e gravura.
Cremes: usados para grafite, carvão e aguadas.
Coloridos: usados para pastel, lápis de cera, guache, carvão e gravura.
Ainda podemos dividi-los em lisos e rugosos:
-Lisos: usados para o desenho detalhado e para ilustrações científicas.
-Rugosos: sempre que se queira certa expressividade na pintura, até para técnicas do tipo espatulado.
Uma série infindável de fabricantes poderá fazer a alegria dos artistas principiantes e também dos experientes, mas, certamente, alguns serão sempre os preferidos pela facilidade que oferecem para uma determinada técnica!
Desenho:
Qualquer tipo de papéis serve para desenhar. Precisamos apenas que receba bem a grafite e permita que deslize com suavidade.
Podem ser lisos ou rugososbrancos ou coloridos, duros ou maciosgrossos ou finos. Quanto mais liso e mais fino, melhor será o resultado dos acabamentos e pequenos detalhes.
semi-rugoso oferecerá uma superfície que seccionará sistematicamente o traço, criando um efeito dinâmico.


 Ex:Papel Canson. Já o papel rugoso gera linhas grossas e irregulares. Experimente usar um papel próprio para aquarela, do tipo Torchon, fazendo as sombras apenas com traços de um grafite bem macio.

sábado, 7 de maio de 2011

Mãe do Coração ?Mãe adotiva?

Aos oito meses e aos 5 anos.
Mãe do Coração
Esta criança esteve escondida no teu pensamento, noite após noite, por anos a fio, guardada na tua retina sem que nunca a tivesses visto. Esta criança bendita, que foi escolhida por Deus e por ti, para compartilhar de tua vida, nunca sofrerá, ficará triste ou chorará por desamor ou abandono, pois existe alguém especial, um anjo, que o destino colocou em seu caminho para lhe suprir as carências, lhe amar, dar carinho. Ela foi abençoada. Não foi gerada por ti, não foi esperada por nove meses, não veio de dentro de tuas entranhas, mas veio de algo muito maior: um amor enorme que tinhas para compartilhar com ela e com o mundo. Não o adotaste simplesmente; ele é teu filho – filho do imenso carinho que tens para dar, da tua capacidade de doação, da abnegação, do desejo sofrido e ao mesmo tempo esperançoso que tiveste de um dia cuidar e de ouvir alguém te chamando de “mãe”. Será filho de noites em claro, de preocupações, de alegrias, de dias de chuva, de dias de sol. Será filho de tristezas, de sonhos, de esperanças e de dedicação, pois tens por ele o mesmo carinho que terias por um filho do teu sangue. Esta criança veio de onde quer que seja, predestinada para ti. Apenas nasceu de outra mãe, pois nada acontece por acaso, mas o destino dela eram os teus braços e teu desvelo. Ela foi gerada dentro do teu coração porque, provavelmente, merecia uma mãe tão especial quanto tu!
(desconheço a autoria)
Mãe do coração?Mãe adotiva?
SIMPLISMENTE MÃE,APAIXONADA POR SEU FILHO.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Criança paga tratamento de câncer vendendo desenhos na web

Criança paga tratamento de câncer vendendo desenhos na web

O garoto Aidan Reed, americano de apenas 5 anos,

pagou seu próprio tratamento de câncer vendendo

desenhos de sua autoria pela internet.

As imagens feitas artesanalmente trazem monstros, palhaços e alienígenas.

Aidan foi diagnosticado com leucemia em setembro

do ano passado e os médicos disseram que ele tinha

90% de chance de cura.

Com isso, iniciou-se o tratamento de quimioterapia.

Devido ao alto custo da terapia, seus pais colocaram a casa

da família à venda.

Foi aí que sua tia, Mandi Ostein, decidiu transformar

o hobby de Aidan em um negócio lucrativo para arcar

com os custos hospitalares.

Ostein contou com a ajuda da organização Survivors Club,

e a remessa inicial de 60 desenhos foi pequena para demanda.

Com o sucesso de suas obras, Aidan transformou sua casa em

escritório de impressão e envio de desenhos.

Cerca de US$ 30 mil foram arrecadados, montante suficiente

para pagar o tratamento. A família ficou perplexa com a ajuda,

vinda inclusive de outros países. "É absolutamente inacreditável.

Nós somos moradores de uma cidadezinha do Meio Oeste americano.

Este tipo de coisa não acontece com a gente", disse Ostein.

Menino desenha monstros para pagar tratamento do cancro

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