terça-feira, 18 de setembro de 2012

Valor terapêutico dos materias artísticos


Cada material mobiliza conflitos,
trazendo-os a tona para uma nova organização.
A escolha de um material é um dado importante para o arte terapeuta.
O material plástico é instrumento para expressar
 como sente a pessoa ,no momento que faz uso do mesmo.Projeta conflitos,emoções,sentimentos,desejos.
a cada sessão a escolha do material a ser usado pode ser feita pela própria pessoa ou sugerido pelo arte terapeuta.
Ele vai ajudar no despertar da sensorialidade,percepção,o nosso querer,o nosso realizar.

No processo de envelhecimento, o principal foco é fazer com que o idoso se RECONHEÇA, pois o idoso já se conhece, ele conhece os seus comportamentos, sua personalidade, basta relembrar. No entanto, muitas vezes, ele se conhece pelo outro, c
omo o outro o vê, “você é assim”. Será que eu sou assim? A Arteterapia oferece a oportunidade do idoso recomeçar a si ver, de perceber como a sociedade o vê, de posicionar-se não como um incluído na sociedade, mas como um cidadão permanente numa sociedade que ele não saiu, como um tesouro de sabedoria que enriquece aqueles que o cercam.

"Ao pintar, o seu Eu é constantemente convocado a tomar decisões – que cor escolher, onde e quanto colocá-la. Se o resultado desta ação não agradar, há de se escolher outra cor, arriscar uma outra composição. Movimento e coragem interior sã
o requisitados. Quando tudo isto se estende dos pínceis e papéis para o dia-a dia, um passo (ou vários) em direção à cura terá sido dado."
Matéria publicada no boletim da AURORA, Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos).

O caminho criativo em arteterapia tem o propósito de concretizar, dar forma e materialidade ao que é intangível, difuso, desconhecido ou reprimido. Sonhos, conflitos, desejos, afetos, energia, psíquica que é bloqueada e precisa liberar-se e
 fluir, ganhar concretude e poder plasmar e configurar símbolos, que assim, cumprem sua função de comunicar, estruturar, transformar e transcender. (Philippini, 2008, p. 65)
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sábado, 15 de setembro de 2012

O QUE TEM DENTRO DE MIM QUE EU NÃO VEJO


Por Cynthia Alves

Marisa tem um monte de coisas dentro de si que ela não vê.

Juliana também. E Carolina.

Mas o que elas têm dentro de si que elas não vêm?

Juliana responde: Tenho amor. O amor a gente não vê. Só sente.

Carolina concorda. Amor, alegria, esperança estão dentro da gente.

Isso se chama SENTIMENTO.

Marisa pensou em algo diferente.

Eu tenho todos os pássaros, todas as flores, todas as nuvens e primaveras que já vi algum dia. Eu os tenho dentro de mim. Isso se chama MEMÓRIA”.
Juliana e Carolina sorriem! Como não haviam pensando nisso? Todos os dias ensolarados estão em suas memórias. As viagens, o dia em que Juliana machucou o joelho, os lanches na casa da avó...Que bacana! Elas os têm dentro de si.

Mas que coisa interessante é a nossa cachola, diz Carolina!

Tanta coisa, tanta coisa...completa Juliana.

Coisas simples e complicadas, reflete Marisa!

A professora interrompe a conversa e propõe uma atividade.

Hoje vocês farão um desenho sobre o que tem dentro de vocês que vocês não vêm.

Marcello contesta: “Se eu fechar os olhos, eu vejo!!!”

“Muito bem. Marcello!” Responde a professora. “Isso se chama IMAGINAÇÃO.”

Imaginar é colocar a nossa memória pra funcionar. Todas as coisas que guardamos.

“E quando o que eu vejo está fora?” Pergunta Marcello.

É chamado de PERCEPÇÃO”, responde a “fessora”.

As cores, os sons, os sabores são todos percepção.

Acontecem através dos sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato.

As crianças começam a atividade e logo percebem que precisam de tinta para desenhar.

A professora sorrindo completa: Isso se chama ARTE.

A arte é colocar lá fora o que está cá dentro.

Marieta pintou o sonho que teve esta noite.

Isto ainda é mais complicado!

O sonho, será que ele existe?

O sonho é uma mistura do que vemos durante o dia, diz a fessora.

Misturamos memória e o nosso querer.

Querer? Mas o que é o querer? Pergunta Carolina.

Marieta arrisca: Querer é quando sentimos falta de alguma coisa.

É como quando queremos pintar ou estar com alguém de quem sentimos falta.

Carolina quer saber se entendeu:

Ouço uma música através da percepção. Guardo, através da memória. Lembro, através da imaginação. Toco, através da arte. Sonho, através dos sonhos. Fico feliz, através do sentimento e sinto falta, através do Querer.”

Carolina recebeu um 10. Demonstra que aprendeu a lição.

Mas será que alguém sabe o que é APRENDER?

Aprender é compreender, define Marcello.

E compreender é o motivo pelo qual vamos à escola.

Aprender é memorizar. Pode ser uma aula, uma música, uma equação matemática. Pode ser uma regra ortográfica ou uma palavra em inglês.

Aprender envolve compreensão, atenção e arte.

Querer, memória e emoção.

O que aprendemos, dificilmente esquecemos, porque o que aprendemos fica guardado na nossa memória.

E a emoção, professora, o que é? Pergunta Marisa.


Emoção é a mais difícil de explicar. É quando você sente, faz ou ouve alguma uma coisa que toca o seu coração. Uma descoberta, uma conquista, um sonho a realizar.

A emoção por si só vale toda a explicação.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Introdução -Arte, Arte educação e arteterapia




Arte, Arte educação e Arteterapia

Arte – A arte é uma criação humana com valores estéticos
 (beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoções,
 sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto 
de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos 
nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como:
 a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc.
 Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas,
 ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte
 permitem que o apreciador participe da obra.
 O artista preciso da arte e da técnica para se comunicar.



Arte educação – É o trabalho desenvolvido pelos profissionais (prof. de Artes) 
com as quatro linguagens (Música, Dança, Teatro e Artes Plásticas) e suas
 mais diferentes modalidades, trabalhando sempre com a metodologia triangular
 (conhecer, fazer e apreciar). 
Uma aula de Artes bem direcionada começa com o conhecimento 
do assunto seja uma pintura, uma escultura, uma data comemorativa, um tema, etc. 
A partir do momento que a criança se intera do que está sendo estudado,
 tem condições de criar sua própria arte e apreciá-la. 
Ela vai esboçar o que vai fazer e escolher o material que será utilizado.
 Algumas crianças conseguem se expressar melhor com o giz de cera, 
outras com as tintas, outras com papel, tesoura e cola, outras com os sons, etc.
Os materiais podem mobilizar emoções e sentimentos diferenciados 
de criança para criança, portanto quando se trabalha com criação 
é importante oferecer às crianças diferentes materiais para que
 ela possa escolher aquele que mais lhe agrade.
Nas atividades artísticas (Artes Plásticas) são utilizados materiais que auxiliam
 na coordenação motora fina e intelectual. A criança, ao desenvolver essas
 atividades explora a atenção, a concentração e o contato com a realidade.
 Elas podem acontecer através dos desenhos, atividades de recorte e
 colagem, pintura, tridimensionalidade e impressão. 

Arteterapia 
– É o uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas
 onde as escolhas e procedimentos dos indivíduos são consideradas 
elementos que retratam o seu mundo interior.  
 É considerada a forma de expressão mais pura que há para a
 demonstração do inconsciente de cada um.

 É importante que a cada atividade artística que a criança desenvolve 
com o arteterapeuta, seja verbalizada e compreendida por ela, 
só assim ele passará para a próxima etapa. 

Dessa forma, ela vai se conhecendo melhor, resolvendo seus
 conflitos internos e resgatando o próprio potencial criativo.

Traçando um paralelo entre a Arte educação e Arteterapia


Desenho pronto + Pintura
Arte educação
- Desenho pronto (xerocado ou mimeografado) –
 A criança não tem o trabalho de desenhar, ela recebe o desenho pronto e
 só vai preencher os espaços com giz de cera, lápis de cor ou tinta. 
Esse tipo de atividade não desenvolve a criança intelectualmente,
 muito pelo contrário, a criança cresce sendo tarefeira somente.

Arteterapia
- O terapeuta se utiliza desse tipo de desenho para verificar a paciência
 da criança, a atenção e o grau de submissão que possui.

Desenho – cópia + Pintura
Arte educação
- Nas atividades de desenho onde se solicita à criança a cópia, 
a criança vai tentar reproduzir a realidade tal como ela é, 
ela fica com medo de errar. Às vezes pode se tornar insegura nas
 aulas de artes e, consequentemente, terá dificuldades de direcionar
 a própria vida. Geralmente até as cores são as mesmas do original.

Arteterapia
- A criança mostra o grau de atenção e observação que ela possui.
 O que ela consegue captar ao olhar algo e o que é importante
 aos seus olhos. Ela revela o que vê de importante naquilo que
 está sendo observado e tenta imitar o máximo possível o modelo. 



Desenho – livre + Pintura
Arte educação
- No desenho livre, a criança entra em contato com sua realidade interna
 e “viaja” nos seus desenhos. Às vezes se contenta com o desenho a ponto
 de não querer pintar.

Arteterapia
- A criança deixa fluir as emoções que estão a ponto de emergir,
 basta ter oportunidade para isso.
  Esses desenhos, assim como as pinturas livres,
 vão mostrar o grau de maturidade, a  liberdade que ela tem e como a
 confiança em si mesma.


Desenho de criação + Pintura
Arte educação
- No desenho onde a criança estuda um assunto ou tema, ela é estimulada a
 fazer seu próprio desenho, a criar. Ela observa uma ou mais imagens e cria
 a sua própria obra inspirada no que viu.

Arteterapia
- Ao criar um desenho a criança está exercitando seu “eu interior” para
  resolver uma situação que lhe foi solicitada. Isso faz com que a criança
 aprenda a resolver os problemas que lhe apareçam, sejam mais 
  atentas,rápidas de pensamento e organizadas. 


Modelagem
Arte educação
- Nas atividades de modelagem a criança entra em contato com o volume, 
com a tridimensionalidade e trabalha a coordenação motora.
 A criação pode ser livre ou dirigida, o importante é entender as possibilidades
 que a argila, o biscuit, o papel machê ou as massinhas podem oferecer
 para a criação e a aprendizagem.

Arteterapia
- A atividade de modelar é calmante e pode favorecer o relaxamento,
 a libertação de tensões, fadigas e depressões.
 Pode se usar a argila ou o papel machê, mas, com crianças,
 trabalhar com massinhas proporciona muito mais resultados
 pois elas são coloridas, macias e fáceis de manusear.       
     



Recorte e Colagem
Arte educação
- A criança se expressa de diferentes maneiras recortando e colando revistas,
 jornais, papéis coloridos, grãos, serragem, tecidos, etc. Ela vai desenvolvendo
 as atividades propostas, trabalhando com cores, texturas, linhas, formas,
 sobreposição, entre outros. 

Arteterapia
- Ao desenvolver uma atividade de recorte e colagem proposta
 pelo terapeuta a criança planeja, analisa, fica atenta, 
concentrada, precisa de paciência e de organização.


 O terapeuta vai inserindo as atividades de acordo com
 a necessidade da criança na busca de direcioná-la 
 a estruturação emocional.


Construção / Sucata
Arte educação
- Trabalhar com construção em arte educação é muito importante pois faz com
 que a criança trabalhe com a tridimensionalidade o tempo todo. Se ela trabalhar
 com sucatas, por exemplo, terá que observar, combinar, imaginar, juntar, etc.
 Irá trabalhar e desenvolver noções de peso, proporção, tamanho, forma,
 posição, espaço, comprimento, largura e volume entre outros. Depois de criada,
 a obra poderá ser vista de diferentes ângulos e distâncias.

Arteterapia
- Ao trabalhar com construção de algo, 
a criança estará mostrando seu grau de
 equilíbrio interior e, à medida que 
vai construindo, vai se estruturando emocionalmente
 através de erros e acertos e  se reorganizando internamente.


 Através do lúdico, se autoconhecendo,
 se conscientizando da sua   importância
     como ser humano no meio em que vive.



Arte educação
- O professor acompanhará o desenvolvimento criativo de seu aluno, assim como,
 seu aprendizado artístico. Ele vai compondo seu mundo estético, simbólico
 e criativo. As atividades propostas terão sempre o objetivo de aprendizagem,
 desenvolvimento motor e emocional.


Arteterapia
- O terapeuta, através das atividades artísticas,
 conhece melhor seu paciente(criança) e,
 sutilmente, vai corrigindo o comportamento,
 desbloqueando seus medos e ansiedades,
 buscando uma criança feliz, alegre e comunicativa.


 O objetivo é que  criança resgate
 a sua identidade e autoestima.


Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga 

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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tecelagem

A tecelagem É UMA TÉCNICA EFICAZ PARA AMPLIAR AS PERCEPÇÕESQUE A PESSOA TEM DO MUNDO. Principalmente para pessoas que estão prostradas ouentão em fase de recuperação pós-operatório, ou encontram-se com pouca vitalidade. Tambémé um ótimo trabalho terapêutico para
pessoas que desempenham funções automáticas
,como secretárias, digitadoras, bancárias... Pois a tecelagem rompe com o automatismo. Como também, é bom para
pessoas dispersas. com tendência a fantasias e a devanear, pois força oindivíduo a prestar atenção ao trabalho que está executando.

Patchwork


Usado em arte terapia, nos revela verdades profundas sobre mudanças, que vão sendo costuradas para se obter o que se deseja na vida, em direção ao nosso crescimento. Em outras palavras, ajuda a estabelecer metas, a comprometer-se, a planejar e ter responsabilidade. Todos esses componentes (ajudam) a recompor todas as nossas partes formando um todo e tornando-nos inteiros.
(SILVEIRA, Martha Magalhães da. Conversas em arte terapia. Imagens da Transformação No. 9.)





Bordado

Representar símbolos com agulhas e fios permite literalmente "pegar o fio da meada" e dar presença e continuidade a uma ideia ou sentimento. Fazer o nó e passar o fio ponto por ponto firma internamente o propósito. O bordado tem também a vantagem de poder ser feito e desfeito, auxiliando nos processos de permissão de desconstrução e correção de rota.

Tear simples


Armá-lo traz a preparação para criar o instrumento que permitirá construir a própria história. Quando pronto, o tear oferece uma forma preestabelecida (moldura) que será preenchida de forma escolhida pelo sujeito. É, então, pre
ciso separar os fios para integrá-los de uma nova maneira. Tecendo criam-se ligações nas linhas que se entrelaçam e vínculos nos nós.
(BAPTISTA, Ana Luisa. Círculo psico-orgânico e ciclos arquetípicos na arte terapia. Imagens da Transformação No. 9.)
Imagem:Foto em atelier Bete Landmann
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