segunda-feira, 18 de abril de 2011

A arteterapia é o uso da expressão artística

A arteterapia é o uso da expressão artística em ajudar pessoas com problemas psicológicos (distúrbios emocionais, estresse, falta de confiança) ou que tenham dificuldades de aprendizagem.

A arteterapia também fornece suporte terapêutico às pessoas que estão em situações de estresse emocional. O princípio é estimular o paciente a expressar seus sentimentos e emoções de uma ou das artes visuais (pintura, escultura, desenho, música, etc.)

A coisa mais importante para uma sessão de terapia da arte é posta de lado o medo apertava, para a saída rejeitou as emoções e sentimentos em nosso inconsciente e ajudam a aprender as origens.

Outro aspecto positivo da terapia da arte: o fato de que a obra pode conter alguns símbolos que o terapeuta pode analisar, da mesma forma como os sonhos interpretados em psicanálise. Mas a diferença é o paciente que está encarregado de interpretar esses símbolos artísticos que ele criou.

A arteterapia é um método para relaxar e, muito naturalmente, resolver os problemas. Não importa o talento ou habilidade que você tem. A coisa mais importante saber ouvir a "voz" dentro e apertou através da criação artística.


ALGUMAS DICAS

"Para começar a terapia da arte consultar um especialista. Em geral, é um psicoterapauta especializados.

"Durante uma sessão, o terapeuta guia o paciente para estimular a interpretação da obra (e não a sua realização).

-Comece com a "primeira" imagem que vem com o espírito.

"Intuição" Vamos conversar e espontaneidade.

"Pelo contrário, devemos calar a voz crítica e inibição que há em você

-Trabalho sem interesse no resultado.

"Se não" se sente "bem com a pintura, a argila tentar cortar, colar e ou outras expressões artísticas (musicoterapia veja abaixo).

-Examine cuidadosamente o seu trabalho, uma vez terminado. As cores, formas, os símbolos têm significado para você?. Que sentimentos despertados em você?

-Escreva uma vez algumas palavras sobre o significado dessas cores, símbolos ou figuras.

"Temos de saber o significado de suas obras não resolvem os seus problemas psicológicos, mas permitem compreender, aceitar e finalmente superá-los.

Fonte:http://www.naturamedic.com/arte-terapia.htm

2 comentários:

Antonio Pereira Apon disse...

Olá Eloisa.

A arte faz a alma “falar”, expondo as tramas psíquicas que enovelam o ser. A terapia pela arte revela de forma natural os pontos a serem trabalhados.

Um abração.

Guria Faceira disse...

olá minha rica
com toda certeza a arte
é uma grande arma contra eu diria todo e qualquer problema

bjim minha rica