quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Introdução -Arte, Arte educação e arteterapia




Arte, Arte educação e Arteterapia

Arte – A arte é uma criação humana com valores estéticos
 (beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoções,
 sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto 
de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos 
nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como:
 a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc.
 Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas,
 ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte
 permitem que o apreciador participe da obra.
 O artista preciso da arte e da técnica para se comunicar.



Arte educação – É o trabalho desenvolvido pelos profissionais (prof. de Artes) 
com as quatro linguagens (Música, Dança, Teatro e Artes Plásticas) e suas
 mais diferentes modalidades, trabalhando sempre com a metodologia triangular
 (conhecer, fazer e apreciar). 
Uma aula de Artes bem direcionada começa com o conhecimento 
do assunto seja uma pintura, uma escultura, uma data comemorativa, um tema, etc. 
A partir do momento que a criança se intera do que está sendo estudado,
 tem condições de criar sua própria arte e apreciá-la. 
Ela vai esboçar o que vai fazer e escolher o material que será utilizado.
 Algumas crianças conseguem se expressar melhor com o giz de cera, 
outras com as tintas, outras com papel, tesoura e cola, outras com os sons, etc.
Os materiais podem mobilizar emoções e sentimentos diferenciados 
de criança para criança, portanto quando se trabalha com criação 
é importante oferecer às crianças diferentes materiais para que
 ela possa escolher aquele que mais lhe agrade.
Nas atividades artísticas (Artes Plásticas) são utilizados materiais que auxiliam
 na coordenação motora fina e intelectual. A criança, ao desenvolver essas
 atividades explora a atenção, a concentração e o contato com a realidade.
 Elas podem acontecer através dos desenhos, atividades de recorte e
 colagem, pintura, tridimensionalidade e impressão. 

Arteterapia 
– É o uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas
 onde as escolhas e procedimentos dos indivíduos são consideradas 
elementos que retratam o seu mundo interior.  
 É considerada a forma de expressão mais pura que há para a
 demonstração do inconsciente de cada um.

 É importante que a cada atividade artística que a criança desenvolve 
com o arteterapeuta, seja verbalizada e compreendida por ela, 
só assim ele passará para a próxima etapa. 

Dessa forma, ela vai se conhecendo melhor, resolvendo seus
 conflitos internos e resgatando o próprio potencial criativo.

Traçando um paralelo entre a Arte educação e Arteterapia


Desenho pronto + Pintura
Arte educação
- Desenho pronto (xerocado ou mimeografado) –
 A criança não tem o trabalho de desenhar, ela recebe o desenho pronto e
 só vai preencher os espaços com giz de cera, lápis de cor ou tinta. 
Esse tipo de atividade não desenvolve a criança intelectualmente,
 muito pelo contrário, a criança cresce sendo tarefeira somente.

Arteterapia
- O terapeuta se utiliza desse tipo de desenho para verificar a paciência
 da criança, a atenção e o grau de submissão que possui.

Desenho – cópia + Pintura
Arte educação
- Nas atividades de desenho onde se solicita à criança a cópia, 
a criança vai tentar reproduzir a realidade tal como ela é, 
ela fica com medo de errar. Às vezes pode se tornar insegura nas
 aulas de artes e, consequentemente, terá dificuldades de direcionar
 a própria vida. Geralmente até as cores são as mesmas do original.

Arteterapia
- A criança mostra o grau de atenção e observação que ela possui.
 O que ela consegue captar ao olhar algo e o que é importante
 aos seus olhos. Ela revela o que vê de importante naquilo que
 está sendo observado e tenta imitar o máximo possível o modelo. 



Desenho – livre + Pintura
Arte educação
- No desenho livre, a criança entra em contato com sua realidade interna
 e “viaja” nos seus desenhos. Às vezes se contenta com o desenho a ponto
 de não querer pintar.

Arteterapia
- A criança deixa fluir as emoções que estão a ponto de emergir,
 basta ter oportunidade para isso.
  Esses desenhos, assim como as pinturas livres,
 vão mostrar o grau de maturidade, a  liberdade que ela tem e como a
 confiança em si mesma.


Desenho de criação + Pintura
Arte educação
- No desenho onde a criança estuda um assunto ou tema, ela é estimulada a
 fazer seu próprio desenho, a criar. Ela observa uma ou mais imagens e cria
 a sua própria obra inspirada no que viu.

Arteterapia
- Ao criar um desenho a criança está exercitando seu “eu interior” para
  resolver uma situação que lhe foi solicitada. Isso faz com que a criança
 aprenda a resolver os problemas que lhe apareçam, sejam mais 
  atentas,rápidas de pensamento e organizadas. 


Modelagem
Arte educação
- Nas atividades de modelagem a criança entra em contato com o volume, 
com a tridimensionalidade e trabalha a coordenação motora.
 A criação pode ser livre ou dirigida, o importante é entender as possibilidades
 que a argila, o biscuit, o papel machê ou as massinhas podem oferecer
 para a criação e a aprendizagem.

Arteterapia
- A atividade de modelar é calmante e pode favorecer o relaxamento,
 a libertação de tensões, fadigas e depressões.
 Pode se usar a argila ou o papel machê, mas, com crianças,
 trabalhar com massinhas proporciona muito mais resultados
 pois elas são coloridas, macias e fáceis de manusear.       
     



Recorte e Colagem
Arte educação
- A criança se expressa de diferentes maneiras recortando e colando revistas,
 jornais, papéis coloridos, grãos, serragem, tecidos, etc. Ela vai desenvolvendo
 as atividades propostas, trabalhando com cores, texturas, linhas, formas,
 sobreposição, entre outros. 

Arteterapia
- Ao desenvolver uma atividade de recorte e colagem proposta
 pelo terapeuta a criança planeja, analisa, fica atenta, 
concentrada, precisa de paciência e de organização.


 O terapeuta vai inserindo as atividades de acordo com
 a necessidade da criança na busca de direcioná-la 
 a estruturação emocional.


Construção / Sucata
Arte educação
- Trabalhar com construção em arte educação é muito importante pois faz com
 que a criança trabalhe com a tridimensionalidade o tempo todo. Se ela trabalhar
 com sucatas, por exemplo, terá que observar, combinar, imaginar, juntar, etc.
 Irá trabalhar e desenvolver noções de peso, proporção, tamanho, forma,
 posição, espaço, comprimento, largura e volume entre outros. Depois de criada,
 a obra poderá ser vista de diferentes ângulos e distâncias.

Arteterapia
- Ao trabalhar com construção de algo, 
a criança estará mostrando seu grau de
 equilíbrio interior e, à medida que 
vai construindo, vai se estruturando emocionalmente
 através de erros e acertos e  se reorganizando internamente.


 Através do lúdico, se autoconhecendo,
 se conscientizando da sua   importância
     como ser humano no meio em que vive.



Arte educação
- O professor acompanhará o desenvolvimento criativo de seu aluno, assim como,
 seu aprendizado artístico. Ele vai compondo seu mundo estético, simbólico
 e criativo. As atividades propostas terão sempre o objetivo de aprendizagem,
 desenvolvimento motor e emocional.


Arteterapia
- O terapeuta, através das atividades artísticas,
 conhece melhor seu paciente(criança) e,
 sutilmente, vai corrigindo o comportamento,
 desbloqueando seus medos e ansiedades,
 buscando uma criança feliz, alegre e comunicativa.


 O objetivo é que  criança resgate
 a sua identidade e autoestima.


Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga 

                      Compartilhado de: 


Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.