Arte, Arte educação e Arteterapia
Arte – A arte é uma criação humana com valores estéticos
(beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as
suas emoções,
sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um
conjunto
de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual
aplicamos
nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como:
a plástica, a música, a escultura, o cinema, o
teatro, a dança, a arquitetura etc.
Pode ser vista ou percebida pelo homem de três
maneiras: visualizadas,
ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns
tipos de arte
permitem que o apreciador participe da obra.
O artista preciso da arte e da técnica para se
comunicar.
Arte educação – É o trabalho desenvolvido pelos
profissionais (prof. de Artes)
com as quatro linguagens (Música, Dança, Teatro e Artes
Plásticas) e suas
mais diferentes modalidades, trabalhando sempre com
a metodologia triangular
(conhecer, fazer e apreciar).
Uma aula de Artes bem direcionada começa com o
conhecimento
do assunto seja uma pintura, uma escultura, uma data
comemorativa, um tema, etc.
A partir do momento que a criança se intera do que está
sendo estudado,
tem condições de criar sua própria arte e
apreciá-la.
Ela vai esboçar o que vai fazer e escolher o material que
será utilizado.
Algumas crianças conseguem se expressar melhor com o
giz de cera,
outras com as tintas, outras com papel, tesoura e cola,
outras com os sons, etc.
Os materiais podem mobilizar emoções e sentimentos
diferenciados
de criança para criança, portanto quando se trabalha com
criação
é importante oferecer às crianças diferentes materiais
para que
ela possa escolher aquele que mais lhe agrade.
Nas atividades artísticas (Artes Plásticas) são utilizados
materiais que auxiliam
na coordenação motora fina e intelectual. A criança,
ao desenvolver essas
atividades explora a atenção, a concentração e o
contato com a realidade.
Elas podem acontecer através dos desenhos,
atividades de recorte e
colagem, pintura, tridimensionalidade e
impressão.
Arteterapia
– É o uso de recursos artísticos com finalidades
terapêuticas
onde as escolhas e procedimentos dos indivíduos são
consideradas
elementos que retratam o seu mundo interior.
É considerada a forma de expressão mais pura
que há para a
demonstração do inconsciente de cada um.
É importante que a cada atividade artística que a
criança desenvolve
com o arteterapeuta, seja verbalizada e compreendida
por ela,
só assim ele passará para a próxima etapa.
Dessa forma, ela vai se conhecendo melhor, resolvendo seus
conflitos internos e resgatando o próprio potencial
criativo.
Traçando um paralelo entre a Arte educação e Arteterapia
Desenho pronto + Pintura
Arte educação
- Desenho pronto (xerocado ou mimeografado) –
A criança não tem o trabalho de desenhar, ela recebe
o desenho pronto e
só vai preencher os espaços com giz de cera, lápis
de cor ou tinta.
Esse tipo de atividade não desenvolve a criança
intelectualmente,
muito pelo contrário, a criança cresce sendo
tarefeira somente.
Arteterapia
- O terapeuta se utiliza desse tipo de desenho para
verificar a paciência
da criança, a atenção e o grau de submissão que
possui.
Desenho – cópia + Pintura
Arte educação
- Nas atividades de desenho onde se solicita à criança a
cópia,
a criança vai tentar reproduzir a realidade tal como ela
é,
ela fica com medo de errar. Às vezes pode se tornar
insegura nas
aulas de artes e, consequentemente, terá
dificuldades de direcionar
a própria vida. Geralmente até as cores são as
mesmas do original.
Arteterapia
- A criança mostra o grau de atenção e observação que ela
possui.
O que ela consegue captar ao olhar algo e o que é
importante
aos seus olhos. Ela revela o que vê de importante
naquilo que
está sendo observado e tenta imitar o máximo
possível o modelo.
Desenho – livre + Pintura
Arte educação
- No desenho livre, a criança entra em contato com sua
realidade interna
e “viaja” nos seus desenhos. Às vezes se contenta
com o desenho a ponto
de não querer pintar.
Arteterapia
- A criança deixa fluir as emoções que estão a ponto de
emergir,
basta ter oportunidade para isso.
Esses desenhos, assim como as pinturas livres,
vão mostrar o grau de maturidade, a liberdade
que ela tem e como a
confiança em si mesma.
Desenho de criação + Pintura
Arte educação
- No desenho onde a criança estuda um assunto ou tema, ela
é estimulada a
fazer seu próprio desenho, a criar. Ela observa uma
ou mais imagens e cria
a sua própria obra inspirada no que viu.
Arteterapia
- Ao criar um desenho a criança está exercitando seu “eu
interior” para
resolver uma situação que lhe foi solicitada. Isso
faz com que a criança
aprenda a resolver os problemas que lhe apareçam,
sejam mais
atentas,rápidas de pensamento e organizadas.
Modelagem
Arte educação
- Nas atividades de modelagem a criança entra em contato
com o volume,
com a tridimensionalidade e trabalha a coordenação motora.
A criação pode ser livre ou dirigida, o importante é
entender as possibilidades
que a argila, o biscuit, o papel machê ou as
massinhas podem oferecer
para a criação e a aprendizagem.
Arteterapia
- A atividade de modelar é calmante e pode favorecer o
relaxamento,
a libertação de tensões, fadigas e depressões.
Pode se usar a argila ou o papel machê, mas,
com crianças,
trabalhar com massinhas proporciona muito mais
resultados
pois elas são coloridas, macias e fáceis de
manusear.
Recorte e Colagem
Arte educação
- A criança se expressa de diferentes maneiras recortando
e colando revistas,
jornais, papéis coloridos, grãos, serragem, tecidos,
etc. Ela vai desenvolvendo
as atividades propostas, trabalhando com cores,
texturas, linhas, formas,
sobreposição, entre outros.
Arteterapia
- Ao desenvolver uma atividade de recorte e colagem
proposta
pelo terapeuta a criança planeja, analisa, fica
atenta,
concentrada, precisa de paciência e de organização.
O terapeuta vai inserindo as atividades de acordo
com
a necessidade da criança na busca de
direcioná-la
a estruturação emocional.
Construção / Sucata
Arte educação
- Trabalhar com construção em arte educação é muito
importante pois faz com
que a criança trabalhe com a tridimensionalidade o
tempo todo. Se ela trabalhar
com sucatas, por exemplo, terá que observar,
combinar, imaginar, juntar, etc.
Irá trabalhar e desenvolver noções de peso,
proporção, tamanho, forma,
posição, espaço, comprimento, largura e volume entre
outros. Depois de criada,
a obra poderá ser vista de diferentes ângulos e
distâncias.
Arteterapia
- Ao trabalhar com construção de algo,
a criança estará mostrando seu grau de
equilíbrio interior e, à medida que
vai construindo, vai se estruturando emocionalmente
através de erros e acertos e se reorganizando
internamente.
Através do lúdico, se autoconhecendo,
se conscientizando da sua importância
como ser humano no meio em que
vive.
Arte educação
- O professor acompanhará o desenvolvimento criativo de
seu aluno, assim como,
seu aprendizado artístico. Ele vai compondo seu
mundo estético, simbólico
e criativo. As atividades propostas terão sempre o
objetivo de aprendizagem,
desenvolvimento motor e emocional.
Arteterapia
- O terapeuta, através das atividades artísticas,
conhece melhor seu paciente(criança) e,
sutilmente, vai corrigindo o comportamento,
desbloqueando seus medos e ansiedades,
buscando uma criança feliz, alegre e comunicativa.
O objetivo é que criança resgate
a sua identidade e autoestima.
Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga
Compartilhado de:
|
Um comentário:
Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.
Postar um comentário