A modelagem é uma atividade basicamente sensorial, uma vez que trabalha com as mãos. Ela proporciona a idéia desde estruturação da desordem a organização quando concretiza-se o trabalho.
Também trabalha com a psicomotricidade, já que requer as articulações excessiva das mãos, além da sensação tátil que fornece um diálogo com a imagem que virá a tona. Essa atividade é recomendada para pessoas muito rígidas, já que o contato muscular das mãos contrai e aos poucos leva ao relaxamento.
No diálogo entre as mãos e a massa que começa a troca de energia, bem como as sensações de quente e frio e a medida deste experimento tomam forma para poder encontrar um novo caminho.
As sensações experimentas com a modelagem ampliam a percepção e auxilia o indivíduo a compreender a sua forma de ser e descarregar o excesso de energia acumulada durante a sua forma de viver como no trabalho, na família e na sociedade, dentre outras.
O efeito da modelagem atua no campo físico, exigindo uma canalização adequada
de energia. Nessa atividade, se parte do nada para criar uma formação que pode ser tocada,
porque é concreta.
Modelar envolve a participação ativa em experiências sensoriais-táteis-motoras;
envolve a manipulação e movimento concreto. Ao amassar e mudar, a pessoa impelida pela
plasticidade do material vai dando forma a imagens, que emergem do seu inconsciente.
3 comentários:
Eloisa, muito interessante essa associação da descontrução e reorganização. Eu modelo às vezes, um pouquinho de biscuit e massa plástica e me desestressa e acalma muito. Te linkei lá no Gestando Sonhos, sempre acho teus artigos muito pertinentes. Beijos amiga!
Awesome post. Do you mind if I ask what your source is for this information?
Anonymous, as you have not left your link or address, can only answer for here.
My source for information was:
Book-Art Therapy-Rose Dr.Patrícia Teixeira Moreira, for very good sign.
Hope that helps.
Postar um comentário