domingo, 19 de agosto de 2012


Goethe sobre a psicologia da cor e emoção

por Compartilhado  de : http://www.brainpickings.org/index.php/2012/08/17/goethe-theory-of-colours/
"Colour em si é um grau de escuridão."
A cor é uma parte essencial de como experimentamos o mundo, tantobiologicamente e culturalmente . Uma das primeiras explorações formais da teoria da cor veio de uma fonte improvável - o poeta alemão, artista, político e Johann Wolfgang von Goethe , que em 1810 publicou a Teoria das Cores ( biblioteca pública ; domínio público ), seu tratado sobre a natureza, função e psicologia das cores. Embora o trabalho foi rejeitado por grande parte da comunidade científica, manteve-se de grande interesse para um grupo de proeminentes filósofos e físicos, incluindoArthur Schopenhauer , Gödel Kurt , e Ludwig Wittgenstein .
Um dos pontos mais radicais de Goethe foi uma refutação das idéias de Newton sobre o espectro de cores, sugerindo vez que a escuridão é um ingrediente ativo do que a mera ausência passiva de luz.
... Luz e escuridão, brilho e obscuridade, ou se uma expressão mais geral é preferida a luz, e a sua ausência, são necessárias para a produção de cor ... Cor si é um grau de escuridão.
Mas talvez suas teorias mais fascinantes explorar o impacto psicológico de diferentes cores sobre o humor e emoção - idéias obtidas por intuição do poeta, que são contas de parte de entretenimento que fazem fronteira com a superstição, insights parte prescientes corroborado pela ciência dura cerca de dois séculos mais tarde, e parte puramente delicioso manifestações da beleza da linguagem.
Roda de cor desenhado por Goethe em 1809
AMARELO
Esta é a cor mais próxima da luz. Ela aparece na menor redução da luz, seja pela semi-transparentes médiuns ou pálido reflexo de superfícies brancas. Em experimentos prismáticos estende-se por si só e amplamente no espaço de luz, e ao mesmo tempo os dois pólos permanecem separados um do outro, antes de se misturar com azul para produzir verde é para ser visto na sua maior pureza e beleza.Como o amarelo química se desenvolve em e sobre o branco, foi circunstancialmente descrito em seu devido lugar.
Na sua mais alta pureza que sempre carrega com ele a natureza de brilho, e tem um sereno, personagem, gay suavemente emocionante.
Estado é agradável e satisfação, e na sua potência máxima é sereno e nobre, que é, por outro lado, extremamente susceptível à contaminação, e produz um efeito muito desagradável se estiver manchada, ou em algum grau tende ao menos lado. Assim, a cor de enxofre, que se inclina para o verde, tem um algo desagradável na mesma.
Quando a cor amarela é comunicado à superfície sem brilho e grosseiros, tais como tecido comum, feltro, ou semelhante, sobre o qual ele não aparece com a energia completa, o efeito desagradável mencionado é aparente. Por uma ligeira alteração e quase imperceptível, a bela impressão de fogo e ouro se transforma em um não indignos o epíteto de falta, e da cor de honra e alegria revertida para a da ignomínia e da aversão. Para esta impressão os chapéus amarelos dos falidos e os círculos amarelos nos mantos de judeus, pode ter devido a sua origem.
VERMELHO-AMARELO
Como nenhuma cor pode ser considerado como estacionário, de modo que pode facilmente aumentar em amarelo avermelhado por condensação ou escurecimento lo.A cor aumenta em energia, e aparece em vermelho-amarelo mais poderosa e esplêndida.
Tudo o que temos dito do amarelo é aplicável aqui, em um grau mais elevado. A vermelho-amarelo dá uma impressão de calor e alegria, já que representa o matiz do brilho mais intenso de fogo.
Vermelho-Amarelo
Como amarelo puro transmite muito facilmente a vermelho-amarelo, de modo que o aprofundamento desta última para amarelo-vermelho é para não ser preso. A sensação, agradável alegre que vermelho-amarelos aumenta excita a uma impressão poderosa em intoleravelmente brilhante amarelo-vermelho.
O lado ativo está aqui em seu mais alto de energia, e não é de se admirar que os impetuosos, robustos, homens sem instrução, devem ser especialmente satisfeitos com esta cor.Entre as nações selvagens a inclinação para ele tem sido universalmente remarkedy e quando as crianças, entregues a si mesmos, começam a utilizar matizes, eles nunca vermelhão de reposição e minium.
Ao olhar fixamente uma superfície perfeitamente amarelo-vermelho, a cor parece realmente a penetrar no órgão. Ela produz uma excitação extrema, e ainda age assim, quando um pouco escurecido. Um pano amarelo-vermelho perturba e enfurece animais. Eu conheci homens de educação a quem o seu efeito era intolerável, se por acaso ver uma pessoa vestida com um manto escarlate em um dia cinzento e nublado.
As cores na subtração lado são azul, vermelho e azul, e azul e vermelho. Eles produzem um inquieto, impressão, suscetível ansioso.
AZUL
O amarelo é sempre acompanhada com a luz, por isso pode-se dizer que o azul traz ainda um princípio de escuridão com ele.
Esta cor tem um efeito peculiar e quase indescritível no olho.Como uma tonalidade é poderosa -, mas é, no lado negativo, e no seu máximo grau de pureza é, por assim dizer, uma negação estimulante. Sua aparência, então, é uma espécie de contradição entre a excitação e repouso.
Como o céu superior e montanhas distantes aparecem em azul, para uma superfície azul parece se aposentar a partir de nós.
Mas, como nos facilmente seguir um objeto agradável que voa de nós, então nós amamos a contemplar azul - não porque ela avança para nós, mas porque nos atrai depois.
Azul dá-nos uma impressão de frio, e, assim, mais uma vez, nos lembra de sombra. Temos falado antes de sua afinidade com o preto.
Quartos que estão pendurados com azul puro, aparecem em algum grau maior, mas, ao mesmo tempo vazio e frio.
O aparecimento de objetos vistos através de um vidro azul é sombria e melancólica.
Quando participa azuis em certo grau do lado pltis, o efeito não é desagradável. Verde-mar é mais uma cor agradável.
Vermelho-azul
Encontramos amarelo logo tendendo para o estado intenso, e observamos a mesma progressão em azul.
Azul aprofunda muito ligeiramente em vermelho, e, assim, adquire um carácter pouco activa, ainda que seja do lado passivo. O seu poder estimulante é, no entanto, de uma espécie diferente da do vermelho-amarelo. Pode dizer-se a perturbar, em vez de animam.
Como aumento em si não é para ser preso, de modo que se sente uma inclinação para seguir o progresso da cor, e não, no entanto, como no caso do vermelho, amarelo, ver ainda, no sentido de aumentar a activa, mas para encontrar um apontar para descansar dentro
Em um estado muito atenuada, esta cor é conhecida por nós sob o nome de lilás, mas mesmo neste grau tem uma coisa animada sem alegria.
AZUL-VERMELHO
Isso aumenta inquietas sentindo como os avanços matiz, e pode ser seguramente assumido, que um tapete de um perfeitamente puro profundo azul-vermelho seria intolerável.Por conta disso, quando ele é usado para vestuário, fitas ou outros ornamentos, ela é empregada em um estado muito atenuada e luz, e, portanto, apresenta o seu carácter como acima definido, de um modo particularmente atraente.
Como os dignitários mais elevados da Igreja se apropriaram dessa cor inquieta a si mesmos, podemos nos aventurar a dizer que incessantemente aspira ao vermelho do cardeal através dos graus inquietos de uma progressão ainda impaciente.
VERMELHO
Quem está familiarizado com a origem prismático de vermelho não vai pensar que paradoxal se afirmar que esta cor em parte actu , em parte potentia , inclui todas as outras cores.
Temos observado um progresso constante ou aumento em amarelo e azul, e visto o que as impressões foram produzidas por vários estados, portanto, pode-se inferir que, naturalmente, agora, na junção dos extremos aprofundou um sentimento de satisfação deve ter sucesso, e, assim, em fenômenos físicos, o maior presente de todas as aparências de cor surge a partir da junção de dois extremos contrastantes que gradualmente se prepararam para uma união.
Como um pigmento, por outro lado, apresenta-se-nos já formadas, e é o mais perfeito como uma tonalidade de cochonilha, uma substância que, no entanto, por acção química, pode ser feita a tendência para a mais ou a menosdo lado, e pode ser considerado como tendo atingido o ponto central da melhor carmim.
O efeito desta cor é tão peculiar quanto a sua natureza. Ela transmite uma impressão de gravidade e dignidade, e ao mesmo tempo de graça e de atratividade. A primeira em seu estado escuro profundo, o último em sua tonalidade de luz atenuada, e, assim, a dignidade da idade e da amabilidade dos jovens podem adornar-se com graus do mesmo matiz.
A história relata muitos casos de o ciúme de soberanos com relação à qualidade de vermelho. Acompanhamentos em torno desta cor tem sempre um efeito grave e magnífico. O vidro vermelho exibe uma paisagem brilhante na tonalidade tão terrível como a de inspirar sentimentos de temor.
VERDE
Se o amarelo eo azul, que consideramos como as cores mais fundamentais e simples, são unidos como eles aparecem pela primeira vez, no primeiro estado da sua acção, a cor que chamamos de verde é o resultado.
O olho experimenta uma impressão claramente grato desta cor. Se as duas cores primárias são misturadas em igualdade perfeita, de modo que nem predomina, do olho e do repouso em mente o resultado desta junção, como sobre uma cor simples. O espectador não tem nem vontade nem o poder de imaginar um estado para além dela. Daí para quartos de viver em constante, a cor verde é geralmente mais selecionado.
Apesar de não ser uma obra de ciência, Teoria das Cores se destaca como uma conta de absorção da filosofia e da experiência artística de cor, fazendo a ligação intuitiva e visceral de uma forma que, mais de dois séculos depois, continua a intrigar.

Um comentário:

flo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.