terça-feira, 6 de setembro de 2011

“O Garotinho”


 texto de E. Bucklev

Uma vez um garotinho foi para a escola. E a escola era bem grande. Mas quando o garotinho viu que podia ir para a sua sala caminhando diretamente da porta lá de fora, ele ficou feliz e a escola não parecia assim tão grande.
Uma manhã, quando o garotinho estava na escola, a professora disse: -"Hoje  vamos fazer um desenho!"
-"Boa!", pensou o garotinho.
Ele gostava de desenhar. Ele podia fazer todas as coisas! Leões e tigres, galinhas e vacas, comboios e barcos…
 E pegou na caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse: -"Esperem. Ainda não é para começar!"
E ela esperou até que todos estivessem prontos. "Agora", disse a professora, "Nós vamos desenhar flores".
Ele gostava de desenhar flores. E começou a fazer bonitas flores com lápis rosa, laranja e azul. Mas a professora disse:- "Esperem, eu mostro como se faz!" E era vermelha, com uma haste verde.
"Agora!" disse a professora, "Agora podem começar".
O garotinho olhou a flor da professora e olhou para a sua. Ele gostava mais da sua flor do que a da professora. Mas ele não disse nada. Ele apenas guardou a sua folha de papel e fez uma flor como a da professora. Era vermelha, com a haste verde.
Outro dia, quando o garotinho chegou à escola, a professora disse: "Hoje nós vamos trabalhar com barro!"


"Cobras e bonecos, elefantes e ratos, carros e caminhões… E começou a puxar e amassar a bola de barro.
 Mas a professora disse: -"Esperem, ainda não é para começar."
E ela esperou até que todos estivessem prontos. -"Agora" disse a professora, "nós vamos fazer um prato."
-"Boa", pensou o garotinho.
Ele gostava de fazer pratos. E começou a fazer alguns, de diferentes tamanhos e formas. Mas a professora disse:- "Esperem, eu mostro como se faz um prato." - "Agora", disse a professora, "agora podem começar".
O garotinho olhou para o prato da professora. Então, olhou para o seu. Ele gostava mais do seu do que o da professora. Mas não disse nada. Ele apenas amassou o barro numa grande bola. E fez um prato como a da professora, que era um prato fundo.
Logo o garotinho aprendeu a esperar e a observar. E a fazer coisas como a professora. Logo, não fazia as coisas por si mesmo.
Então aconteceu que o garotinho e sua família mudaram para outra casa, numa outra cidade. E o garotinho teve que ir para outra escola. Essa escola era ainda maior do que a primeira. E não havia porta direta para a sua sala. Ele tinha que subir alguns degraus e seguir por um corredor comprido para chegar à sua sala.
E, justamente no primeiro dia, a professora disse: -"Hoje nós vamos fazer um desenho".
-"Boa", pensou o garotinho.
E esperou pela professora para dizer-lhe o que fazer. Mas ela não disse nada, apenas andou pela sala. Quando se aproximou do garotinho, ela disse: -"Não queres desenhar?"
-"Sim", disse o garotinho. "Mas o que é que eu vou fazer?"
"Eu não sei até que o faças", disse a professora.
-"Como faço?", perguntou o garotinho.
-"Da maneira que quiseres!".




imagem:http://3.bp.blogspot.com
-"De qualquer cor", disse a professora. -"Se todos fizessem o mesmo desenho e usassem as mesmas cores, como eu poderia saber quem fez o quê e qual era qual!"
E o garotinho começou a fazer flores de todas as cores e gostou da sua nova escola mesmo que não tivesse uma porta direta para a rua!

"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir." (Mary Lou Cook)

sábado, 3 de setembro de 2011

Oração das crianças especiais


"Bem aventurados os que compreendem o meu estranho passo a caminhar.
Bem aventurados os que compreendem que ainda que meus olhos brilhem, minha mente é lenta.
Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que
eu deixo cair fora do prato.
Bem aventurados os que, com um sorriso nos lábios, me estimulam a tentar mais uma vez.
Bem aventurados os que nunca me lembram que hoje fiz a mesma pergunta duas vezes.
Bem aventurados os que compreendem que me é difícil converter em palavras os meus pensamentos.
Bem aventurados os que me escutam, pois eu também tenho algo a dizer.
Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração, embora não o possa expressar.
Bem aventurados os que me amam como sou, tão somente como sou, e não como eles gostariam que eu fosse." 
Autor desconhecido




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é arte terapia? E o que não é arteterapia?


Arteterapia tem como principal objetivo atuar como um catalisador, favorecendo o processo terapêutico, de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas vezes inconscientes, normalmente barrados por algum motivo, assim expressando sentimentos e atitudes até então desconhecidos.
Arteterapia resgata o potencial criativo do homem, buscando a psique saudável e estimulando a autonomia e transformação interna para reestruturação do ser. Propõe-se então, a estruturação da ordenação lógica e temporal da linguagem verbal de indivíduos que preferem ou de outros que só conseguem expressões simbólicas. A busca da terapia da arte é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade da catarse emocional de forma direta e não intencional.


A arte terapia não é especificamente para artistas, aos interessados em artes ou aos com aptidões e talentos artísticos. 

Arte terapeutas
não são professores de artes.
Eventualmente são também artistas, mas têm que ter formação e treino específico no processo criativo. Ter supervisão de profissional qualificado.

Arte terapia
não é terapia ocupacional.

Arte terapia não serve para fazer diagnósticos através das produções.
Serve para abrir portas, desbloquear conflitos.
A arteterapia não tem por intenção "ocupar”, mas  proporcionar experiências de criação, autoconhecimento e crescimento pessoal.
 



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESCLEROSE MÚLTIPLA"...

Mensagem enviada por uma amiga muito especial (Dênia),portadora de esclerose múltipla.
Uma pessoa que admiro,respeito e amo muito.
Com certeza amiga,há esperanças.

HOJE, 30 DE AGOSTO , GOSTARIA MUITO DE ESTAR AQUI NESTE ESPAÇO , E EM OUTROS DOS QUAIS 

PARTICIPO PARA DIVULGAR A "CURA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA"... 

estamos longe de alcançar tal objetivo ... mas , acredito que o principal é NÃO DESISTIR,...

podemos sim ter qualidade de vida se acreditarmos mais em nossa capacidade de superação,

do que muita coisa que ouvimos , e vemos por ai ... portanto ... 

HÁ ESPERANÇAS PARA TODOS NÓS !!!

  

terça-feira, 30 de agosto de 2011

31 de agosto -Dia do Blog

Dia 31 de agosto-Dia do Internacional do Blog.
Ficou estabelecido que durante este dia,deveram colocar uma postagem para seus leitores apontando 5 blogs que acham interessante.
Assim poderão os leitores,descobrir novos blogs.
Antecipando um pouco ,segue meus escolhidos desta vez.

(IN)Perfeições


http://in-percepcoes.blogspot.com


Mensagens Diversificadas
http://www.mensagensdiversificadas.com.br/

Tays Rocha
Artist Team Clubhttp://taysrocha.blogspot.com



Tudo Junto e Misturadohttp://tudojuntoemisturadopaty.blogspot.com

Eu e meu medo
Eu e Meu Medo http://euemeumedo.blogspot.com/


terça-feira, 23 de agosto de 2011


" Eu sou o que posso, na medida em que me permitem Quando posso eu ultrapasso as fronteiras... Quando nao passo do meu limite faço arte. Sou semelhante ao rio.
Se me barram, eu aprofundo. " (Pe. Fábio de Melo)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Arteterapia: Como a medicina aplica a arte para fins terapêuticos

por Alex Botsaris
"Mesmo que você não necessite de fazer um tratamento com arteterapia, é bom sempre realizar alguma atividade que permita a sua expressão artística. Pintura, desenho, cerâmica, escultura, trabalho em madeira, tecelagem, colagem. Enfim, qualquer forma de se expressar liberando seus dons artísticos e seu simbolismo interior, faz muito bem à saúde"


Arte é uma das manifestações mais essenciais do ser humano. Desde as civilizações mais primitivas, os nossos antepassados se manifestam através da arte, como demonstram os achados arqueológicos de pinturas rupestres, cerâmicas e outros objetos encontrados em sítios arqueológicos em todo o mundo.

A arte envolve vários aspectos que tem significado e importância para os humanos, não importa em que época viveram ou qual o grau de desenvolvimento das sociedades onde se encontravam. Vale citar alguns desses aspectos no sentido de mostrar sua dimensão: a retratação de si, da natureza, do imaginário e do mundo de relação; a expressão religiosa; o desenvolvimento da estética, da relação espacial e das formas; a exteriorização de imagens e símbolos do inconsciente; o desenvolvimento da identidade pessoal e dos grupos; e o desenvolvimento do prazer através da expressão do indivíduo.
Todos esses aspectos foram tornando as manifestações da arte cada vez mais consistentes e sofisticadas na sociedade, à medida que o gênero humano evoluiu. Com isso, ao longo de tempo, mais e mais modalidades de arte foram sendo desenvolvidas, à medida que o homem avançava em termos culturais e tecnológicos, até os dias de hoje. A arte, além de ser uma manifestação essencial da cultura, é um fator de elevação da autoestima da sociedade. Hoje é uma profissão, uma das áreas do conhecimento, um instrumento de lazer e uma forma de comunicação. Não é de se admirar que ela tenha também chegado ao universo das práticas terapêuticas.
Como surgiu a arteterapia
A medicina, hoje em dia, sabe que a arte, em qualquer uma de suas expressões, é uma atividade altamente benéfica ao ser humano, desde que surgiu na face da Terra, há milhares de anos. Mas o conceito de arteterapia é atribuído ao médico alemão Johann Christian Reil, que atuava na área de psiquiatria no século XIX. Foi ele que descreveu, de forma sistemática, os benefícios na arte no tratamento de pacientes e desenvolveu um protocolo de emprego de atividades artísticas no tratamento de doenças mentais. Contemporâneo de Pinel ele foi considerado um dos reformistas da psiquiatria alemã.
O grande psicólogo suiço, Carl Gustav Jung, foi um dos grandes entusiastas da arteterapia. Foi ele que demonstrou a riqueza simbólica do inconsciente expressada em pinturas e desenhos, e como a atividade artística contribuía no tratamento de pacientes psicóticos, no trabalho de reorganização do ego após os surtos de doença. Ainda na Alemanha o filósofo Rudolf Steiner incorporou a arteterapia ao arsenal terapêutico da medicina antroposófica, por ele criada na virada do século XX.
No Brasil o psiquiatra Ulysses Pernambucano foi o pioneiro no uso da arteterapia entre pacientes psiquiátricos, já na década de 20. Outros médicos inspirados em seu trabalho publicaram artigos e aplicaram a técnica em alguma instituiçõesa o longo do século XX. Mas vale relembrar o trabalho da psicóloga Nise da Silveira, que tratou centenas de psicóticos com arteterapia, gerando o acervo mundialmente conhecido do Museu do Incosnciente.
Nos últimos anos cerca de 300 trabalhos científicos em arteterapia foram publicados na literatura médica internacional, a maioria deles nos Estados Unidos. O principal emprego dessa modalidade terapêutica tem sido em vários distúrbios psiquiátricos, como esquizofrenia, depressão, estresse pós-traumático, autismo, transtornos alimentares, distúrbios de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo. Em todas essas enfermidades a arteterapia ajuda a elaboração de traumas, reduz a ansiedade a auxilia na simbolização de conflitos que estão afetando os pacientes.
Ainda na área da psicologia e psiquiatria, um grande emprego da arteterapia é no tratamento psicológico de crianças e pré-adolescentes, já que eles se expressam na arte com extrema facilidade, além de conseguirem dar grandes passos na elaboração de seus conflitos. Existe ainda recomendação de se usar esse tratamento como suporte emocional em crianças hospitalizadas por qualquer tipo de razão, para aliviar o estresse que a internação causa. Entretanto a pesquisa tem identificado outras áreas de emprego da arteterapia além da psiquiatria. Uma das áreas onde mais se publicou foi no suporte aos portadores de câncer. Em geral, o câncer é uma doença que ameaça e deprime os pacientes e a arteterapia tem ajudado a melhorar o humor, resgatar a autoestima, todos fatores críticos para melhorar a imunidade desses pacientes.
As pesquisas científicas ainda mostram bons resultados na recuperação de algumas lesões neurológicas, em especial as sequelas de traumatismo craniano, acidente vascular cerebral e paralisia cerebral. Em geriatria, também há uma recomendação do seu uso como instrumento de melhora de qualidade de vida, melhora do humor e estímulo das funções cognitivas cerebrais. Pelo mesmo motivo ela tem sido usada na terapia de suporte de pacientes com doenças de Alzheimer e outros tipos de processos demenciais. Por fim há algum relato que a arteterapia demonstrou algum benefício no tratamento de pacientes com infertilidade que estão fazendo fertilização in vitro.
Nos Estados Unidos existe a Associação Americana de Arteterapia (American Association of Art Therapy) que licencia profissionais para aplicar esse tipo de tratamento e organiza congressos e a produção científica local. Considera-se que um profissional para aplicar essa técnica precise ter uma formação ao mesmo tempo em arte e psicologia. No Brasil existe a União Brasileira das Associações de Arteterapia, contudo ela não tem poder de licenciamento dos profissionais, nem essa profissão está regulamentada pela lei. Portanto, em nosso país, devemos procurar profissionais da saúde, em especial psicólogos, ou profissionais com curso superior em arte ou carreiras afins, que tenham uma especialização em arteterapia.
Mesmo que você não necessite de fazer um tratamento com arteterapia, é bom sempre realizar alguma atividade que permita a sua expressão artística. Pintura, desenho, cerâmica, escultura, trabalho em madeira, tecelagem, colagem. Enfim, qualquer forma de se expressar liberando seus dons artísticos e seu simbolismo interior, faz muito bem à saúde.
Como é aplicada a arteterapia
1) Identificação da forma de arte onde o paciente se expressa com mais expontaneidade e prazer - estímulo ao uso desse canal de expressão - inclusive dando suporte (ensinando) para melhorar a técnica do paciente para que ele se espresse cada vez melhor nesse canal.

2) Interpretação da produção artística do paciente, contextualizando de acordo com seu problema e seu histórico - apoio psicoterápico ao paciente usando o conteúdo simbólico por ele produzido como instrumento de tratamento.

3) Apresentação ao paciente - da obra de algum artista que o terapeuta entenda que vá estimular sua criatividade, ou estimular simbolicamente os conteúdos que ele produz.

4) Sugestâo de temas e ideias para serem desenvolvidas artísticamente - que sejam importantes na elaboração do material apresentado pelo paciente

5) Utilização de técnicas da arteterapia para estimular o cérebro e ajudar o psiquismo - como a repetição, contextualização, inspiração em outros artistas, etc, que foram identificados como efetivos para essa terapia.

A arteterapia só usa os recursos da arte plástica. Os da música sâo do universo da musicoterapia.


Compartilhando a publicação de:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/arteterapia.htm


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