CURSO DE FÉRIAS - 2012 TÉCNICAS EXPRESSIVAS NO TRABALHO COM CRIANÇAS (Iniciação) • A criança e a Arte • A Arte no processo terapêutico • Desenvolvimento da criança pelo desenho • Utilização e técnicas de materiais de artes plásticas adequados a diferentes faixas etárias • O uso de Músicas no processo terapêutico infantil • A Expressão Corporal da criança • Práticas de jogo lúdicos corporais no processo arteterapêutico • A Literatura Infantil na Arteterapia • Os contos de fadas e o desenvolvimento do sujeito • Desenvolvimento da criança pelo jogo dramático • Prática de Psicodrama com crianças • A Vivência Arteterapêutica com Crianças Organização:Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes TURMA DO RIO DE JANEIRO: Local: Copacabana Data:s 10,17, 24 e 31 de Janeiro de 2012 Horário: 9:00 às 13:00 h Carga Horária: 16 h Investimento: 1 parcela de R$ 180,00 ou 2 parcelas de R$ 100,00 (a primeira paga no ato da inscrição e a segunda com cheque pré para o 1º dia de aula). Coordenação: Priscilla Kessedjian Terapeuta Corporal formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP e Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna/RJ; Arteterapeuta formada pelo Incorporar-te/RJ: AARJ, reg: 459; Pisocterapeuta Corporal em Psicologia Biodinâmica e Análise Psico-Orgânica formada pelo CEBRAFAPO/EFAPO;Professora Convidada dos cursos de Formação de Terapeutas em Arteterapia do Incorporar-te; Experiências na preparação corporal de atores, no trabalho com arteterapia em psico-oncologia pediátrica e em Arte Educação; Membro da Equipe Técnica do Incorporar-te atuando na área de Saúde Mental e nos Atendimentos à Comunidade. Informações e Inscrições:21 - 34736881/96747595 at@incorporarte.psc.br TURMA DE CURITIBA:Local: Centro do Ser - Bigorilho Data:s 17 e 18 de Janeiro de 2012 Horário: 09:00 às 18:00 h Carga Horária: 16 h Investimento: 1 parcela de R$ 180,00 ou 2 parcelas de R$ 100,00(a primeira paga no ato da inscrição e a segunda com cheque pré para o 1º dia de aula). Coordenação: Rozemar Cândido Pedagoga com formação em Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí; Especialista em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná; Arteterapeuta formada pelo Incorporar-te/Florianópolis –SC: Reg. AARJ 518; Membro do grupo THT- Terapia Holística Tradicional; Contadora de Histórias orientada pelo escritor e contador de história Celso Sisto e pela atriz e contadora Margarida Baird; Co-Coordenadora do Projeto Arteterapêutico de Atendimentos Acessíveis do Incorporar-te em Curitiba. Outras Informações sobre o Incorporar-te: www.incorporarte.psc.br Orkut: www.orkut.com.br/Main# FB: http://pt-br.facebook.com/ Inscrições Abertas Vagas Limitadas |
Blog destinado ao esclarecimento do que é arte terapia e sua aplicações em portadores de necessidades especiais,crianças,idosos. Uso da pintura,desenho,colagem,modelagem,dramatizações,poesia...
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
CURSO DE FÉRIAS - 2012
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
“ A educação através da arte é a que melhor permite a exteriorização das emoções e sentimentos e a sublimação dos instintos. Para esclarecer o seu efeito, poderia dizer-se como em psicoterapia: é melhor fazer que pensar; é melhor falar que fazer. Ou dito de outra forma: é melhor exprimir as emoções do que retê-las e inibi-las.”
João dos Santos em “Fundamentos psicológicos da Educação pela Arte
João dos Santos em “Fundamentos psicológicos da Educação pela Arte
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
A criança toda especial que o céu mandou Edna Massimilla
Uma reunião ocorreu muito longe da Terra:
“Está na hora de mais uma criança nascer”.
Assim falaram os Anjos ao Senhor lá em cima,
“Esta criança especial muito carinho precisará ter”.
Ela poderá não correr, nem rir, nem brincar,
Seu pensamento poderá parecer muito ausente,
De muitos modos não conseguirá adaptar-se,
Sempre será conhecida como Deficiente...
Vamos ter cuidado, pois, para onde iremos mandá-la,
Pois queremos sua vida repleta de alegria.
Por favor, ó Deus, aqueles pais encontrai,
Que possa executar essa tarefa especial para Vós...
Não irão se dar conta esses pais, de imediato
Do papel destacado que lhes foi pedido exercer;
Porém, com esta criança que de cima lhes mandam,
A fé será mais forte, o amor vai florescer...
Logo compreenderão o privilégio que lhes foi dado,
De cuidar, com desvelo, do presente do Céu.
Dessa carga preciosa, tão humilde e tão frágil,
A criança muito especial que é do Céu!
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Arteterapia Junguiana /Por Ana Elizabeth Castelo Branco Rabelo
“A vida do artista não poderia deixar de ser cheia de conflitos, porque duas forças estão em guerra dentro dele - por um lado, o anseio natural do homem por felicidade, satisfação e segurança, e por outro lado uma paixão cruel pela criação, capaz de ir tão longe a um ponto de anular qualquer desejo pessoal... Quase não há exceções à regra de que uma pessoa deve pagar caro pelo divino dom do fogo criativo” Carl G. Jung
Jung usava a linguagem artística como parte do tratamento
psicoterápico. Ele fazia um intercâmbio entre as expressões
artísticas e a verbalização do paciente. Para ele os trabalhos
realizados, refletiam o esforço do paciente em “traduzir o
indizível em formas visíveis”.
Jung, em 1920 disse: "Arte é a expressão mais pura que
há para a demonstração do inconsciente de cada um.
É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida”
Ao dar livre curso às expressões das imagens internas, o ser
humano, ao mesmo tempo em que as modela, transforma a si mesmo.
Ao conhecer aspectos próprios, recria-se, educa-se e, sobretudo
pode experimentar inserir-se na realidade de uma maneira nova.
A contribuição de Jung no campo da arte diz respeito
principalmente à leitura dos símbolos e imagens que se transmutaram em obras artísticas, lançando alguma luz para a compreensão de seu mistério e de seu significado na época em que foram criadas.
A pintura, o desenho e toda expressão gráfica ou plástica, bem como a música, a dança, as expressões corporais e dramáticas formam um instrumental valioso para o indivíduo reorganizar sua ordem interna, para reconstruir a realidade.
Em Arteterapia com abordagem Junguiana, a conduta é fornecer materiais expressivos diversos e adequados para a criação de símbolos presentes no universo imagético singular de cada cliente. Esse universo traduz-se em produções simbólicas que retratam estruturas psíquicas internas (inconscientes). O processo colabora para a compreensão de estados afetivos conflituados, favorecendo a estruturação e expansão da personalidade através da criação.
O cliente precisa sentir-se livre para expressar o que emerge de seu interior. Toda expressão criativa tem sua importância no processo terapêutico, muitas vezes surgem apenas traços, manchas ou formas desconexas, mas devemos levar em consideração, pois estes também são significativos.
Texto de
Ana Elizabeth Castelo Branco Rabelo | |
Psicóloga clínica, Bachelor of Phisiatric (London-England), especialização em Psicologia Analítica (São Francisco - SP), mestra em Ciências da Religião (PUC-SP), professora da disciplina Seminários em Carl Gustav Jung (Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública), idealizadora e professora do curso de Arteterapia Junguiana do Instituto Junguiano da Bahia (IJBA). Especialista em Arteterapia e na análise de Contos de Fadas. Atualmente pesquisa a cultura afro-brasileira e interessa-se pela pesquisa em símbolos religiosos e pela expansão da criatividade em crianças e idosos (creche e asilo). http://beterabelo.blogspot.com/ |
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Sentimentos em imagens
Fui indicada pela amiga Neuza para um meme.Neste meme tinha que expressar em imagens coisas que me aborreciam profundamente.
Bom,comecei a escolher as imagens,mas não tive tempo de postar.
Respondo hoje ao meme de outra forma.
As imagens são da tristeza que estou sentindo por você não estar mais entre nós.
Bom,comecei a escolher as imagens,mas não tive tempo de postar.
Respondo hoje ao meme de outra forma.
As imagens são da tristeza que estou sentindo por você não estar mais entre nós.
Estamos tristes amiga.Vamos sentir sua falta.
Você partiu...
Preencheremos,de nossa parte,a saudade no coração,a lembrança das horas felizes que nos proporcionou,o bem que nos fez,o que representou em nossas vidas....
Com carinho e agradecida por sua atenção e amizade.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Arteterapia no Currículo da Faculdade de Ciências Médicas! Universidade de Pernambuco - CONFIRA!
A equipe da O CUIDADOR homenageia a equipe de cuidadores da Universidade de Pernambuco e à direção da Faculdade por valorizar a arteterapia na formação dos profissionais de Ciências Médicas.Com certeza, tais profissionais serão mais humanos e acolhedores. Desejamos que isso se torne exemplo em todo o Brasil.
A equipe presente, formada pelos médicos Paulo Campello, Wilson Freire e Carlos Reinaldo Marques, apresentou seu trabalho no III Congresso Latinoamericano de Arteterapia em Ouro Preto/MG em 15/10/2011. Na foto, eles estão junto com Ruth (San Salvador), Marilice Costi e a coordenadora da mesa-redonda: Os Desastres e a Arteterapia.
Confira no programa Globo Comunidade da Rede Globo do último domingo, 13/11/2011. Ali você encontra uma reportagem abordando o Programa Arte na Medicinae a disciplina de Arteterapia, entre outras, que são parte do currículo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco -UPE, como proposta de humanização e terapêutica na saúde.
Confira no programa Globo Comunidade da Rede Globo do último domingo, 13/11/2011. Ali você encontra uma reportagem abordando o Programa Arte na Medicinae a disciplina de Arteterapia, entre outras, que são parte do currículo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco -UPE, como proposta de humanização e terapêutica na saúde.
VIVA A ARTETERAPIA NA HUMANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE!
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Trabalhos de Lia
Out-ista

O autista é diretor
De seu monólogo
Escrito na língua dos anjos
Idioma falado em
Seu mundo sutil
Onde grão de areia
Vira castelo
Sob o céu
Da tarde anil
Esses seres
De tão especiais
Ganharam o direito
De habitar planos
Mais elevados
Para onde voam
Sem sair do chão
De lá a Terra fica
Pequena e as estrelas
Ao alcance da mão.
Marina Mara
"Encerrado no teu mundo
perfeito e impenetrável
onde é difícil entrar
e interpretar os sinais,
desvendar os teus mistérios,
poder contigo brincar "
perfeito e impenetrável
onde é difícil entrar
e interpretar os sinais,
desvendar os teus mistérios,
poder contigo brincar "
"Conheces bem os seus sons
e respondes aos seus estímulos
com um sorriso rasgado
e captas as vibrações,
sabes sua linguagem,
com ele te comunicas.
A mim tu não te revelas,
sou só um simples mortal!"
Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=83575#ixzz1dhdOtIma
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
e respondes aos seus estímulos
com um sorriso rasgado
e captas as vibrações,
sabes sua linguagem,
com ele te comunicas.
A mim tu não te revelas,
sou só um simples mortal!"
Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=83575#ixzz1dhdOtIma
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
TERAPIA INFANTIL ATRAVÉS DOS DESENHOS DAS CRIANÇAS
Os desenhos das crianças falam de suas experiências e preocupações
E é assim mesmo. Nada é mais real que quando se afirma que uma imagem diz mais que mil palavras. É a pura verdade. Os desenhos das crianças não só nos contam suas preferências e opções pelas formas, as cores e as características dos seus traços, mas também falam de suas experiências e preocupações. Em razão disso, a interpretação do desenho infantil é utilizada por muitos psicólogos como terapia nos tratamentos de algum problema.
Existem muitos casos de problemas que podem ser melhor identificados através dos desenhos. Como as crianças não podem – porque não sabem – explicar o que sentem, o desenho pode ser uma grande ferramenta de apoio. Casos de violência, agressividade, de abuso ou de maltrato, de temores e de pesadelos, de ansiedade, medos dependência emocional, relações familiares, etc., podem, na prática ser identificados nos desenhos das crianças.
É lógico que para interpretá-los é necessário uma formação especializada, já que muito do que as crianças desenham também é fruto de sua imaginação e fantasia, ou uma cópia do que viu em algum livro, em algum filme, ou na televisão. Assim que todo cuidado é pouco na hora de tentar entender os desenhos das crianças.
O que dizem os desenhos das crianças
Matisse* disse que “criar é expressar o que tem dentro de si”. E é assim mesmo. Quando criamos, estamos reproduzindo nossas emoções e sentimentos. O desenho nos dá a possibilidade de conhecer a fundo a psiquê da pessoa que o fez. Os desenhos falam por si mesmos, ainda que analisá-los é necessário conhecer bem seu autor bem como o meio em que vive. As crianças que vivem conflitos de guerra, de abusos, por exemplo, podem expressar seu sofrimento e suas angústias através dos desenhos. Mas somente isso não é suficiente. Para ajudá-las a superarem esses conflitos é necessário empreender um laço de confiança com elas, escutá-las e buscar entender o que nos querem dizer através dos desenhos.
Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain, no seu livro “Desenvolvimento da capacidade criadora”, consideram o desenvolvimento artístico da criança como um processo de organização do pensamento e de representação do medo, permitindo desse modo compreender seu desenvolvimento mental. Para a criança, a arte é um meio de expressão, sua linguagem de pensamento. Nos desenhos se detalham todas as transformações que sofre a criança à medida que cresce e se desenvolve. Por essa razão, o desenho resulta num grande documento de análise e diagnóstico para os psicólogos.
* Henri-Émile-Benoît Matisse foi um pintor, desenhista e escultor francês do Fauvismo, um movimento artístico nascido em Paris por volta de 1905. Nasceu em Le Cateau-Cambrésis, na Nord-Pas-de-Calais, França em 31 de dezembro de 1869 e morreu em Cimiez subúrbio de Nice, França, em 2 de novembro de 1954.
Compartilhando artigo publicado em:http://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/212-terapia-infantil-atraves-dos-desenhosdomingo, 30 de outubro de 2011
Mentiras veríssimas: Oito dicas que ensinam a contar histórias infantis...
Mentiras veríssimas: Oito dicas que ensinam a contar histórias infantis...: by Telma M. Aprenda a contar histórias para os pequeninos. Ler histórias para uma criança parece ser simples, mas se você não gostar de le...

Assinar:
Postagens (Atom)
https://www.facebook.com/share/p/18ao4u4vbB/
-
Recebo sempre atualizações sobre livro abordando o tema da arte terapia,então resolvi compartilhar com vocês. Alguns já li,outros ainda não....
-
Já prestou atenção em seus desenhos ou rascunhos corriqueiros? Enquanto você atendendo o telefone, já se pegou fazendo algum tip...