segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CURSO DE FÉRIAS - 2012


CURSO DE FÉRIAS - 2012


TÉCNICAS EXPRESSIVAS NO TRABALHO COM CRIANÇAS
(Iniciação)  

• A criança e a Arte
• A Arte no processo terapêutico
• Desenvolvimento da criança pelo desenho
• Utilização e técnicas de materiais de artes plásticas adequados a diferentes faixas
   etárias
• O uso de Músicas no processo terapêutico infantil
• A Expressão Corporal da criança
• Práticas de jogo lúdicos corporais no processo arteterapêutico
• A Literatura Infantil na Arteterapia
• Os contos de fadas e o desenvolvimento do sujeito
• Desenvolvimento da criança pelo jogo dramático
• Prática de Psicodrama com crianças
• A Vivência Arteterapêutica com Crianças

Organização:Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes
TURMA DO RIO DE JANEIRO:
Local: Copacabana
Data:s 10,17, 24 e 31 de Janeiro de 2012
Horário: 9:00 às 13:00 h
Carga Horária: 16 h
Investimento: 1 parcela de R$ 180,00 ou 2 parcelas de R$ 100,00 (a primeira paga no ato da inscrição e a segunda com cheque pré para o 1º dia de aula).

Coordenação: Priscilla Kessedjian
Terapeuta Corporal formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP e Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna/RJ; 
Arteterapeuta formada pelo Incorporar-te/RJ: AARJ, reg: 459;
Pisocterapeuta Corporal em Psicologia Biodinâmica e Análise Psico-Orgânica formada pelo CEBRAFAPO/EFAPO;
Professora Convidada dos cursos de Formação de Terapeutas em Arteterapia do Incorporar-te;
Experiências na preparação corporal de atores, no trabalho com arteterapia em psico-oncologia pediátrica e em Arte Educação;
Membro da Equipe Técnica do Incorporar-te atuando na área de Saúde Mental e nos Atendimentos à Comunidade.
Informações e Inscrições:21 - 34736881/96747595
at@incorporarte.psc.br

TURMA DE CURITIBA:
Local: Centro do Ser - Bigorilho
Data:s 17 e 18 de Janeiro de 2012
Horário: 09:00 às 18:00 h
Carga Horária: 16 h
Investimento: 
1 parcela de R$ 180,00 ou 2 parcelas de R$ 100,00(a primeira paga no ato da inscrição e a segunda com cheque pré para o 1º dia de aula).

Coordenação: Rozemar Cândido
Pedagoga com formação em Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí;
Especialista em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná;
Arteterapeuta formada pelo Incorporar-te/Florianópolis –SC: Reg. AARJ 518;
Membro do grupo THT- Terapia Holística Tradicional; Contadora de Histórias orientada pelo escritor e contador de história Celso Sisto e pela atriz e contadora Margarida Baird;
Co-Coordenadora do Projeto Arteterapêutico de Atendimentos Acessíveis do Incorporar-te em Curitiba.
Informações e Inscrições:
41 - 33083786/98045876

at@incorporarte.psc.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

“ A educação através da arte é a que melhor permite a exteriorização das emoções e sentimentos e a sublimação dos instintos. Para esclarecer o seu efeito, poderia dizer-se como em psicoterapia: é melhor fazer que pensar; é melhor falar que fazer. Ou dito de outra forma: é melhor exprimir as emoções do que retê-las e inibi-las.”
João dos Santos em “Fundamentos psicológicos da Educação pela Arte

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A criança toda especial que o céu mandou Edna Massimilla





  Uma reunião ocorreu muito longe da Terra:

         “Está na hora de mais uma criança nascer”.

         Assim falaram os Anjos ao Senhor lá em cima,

         “Esta criança especial muito carinho precisará ter”.



         Ela poderá não correr, nem rir, nem brincar,

         Seu pensamento poderá parecer muito ausente,

         De muitos modos não conseguirá adaptar-se,

         Sempre será conhecida como Deficiente...



         Vamos ter cuidado,  pois, para onde iremos mandá-la,

         Pois queremos sua vida repleta de alegria.

         Por favor, ó Deus, aqueles pais encontrai,

         Que possa executar essa tarefa especial para Vós...



         Não irão se dar conta esses pais, de imediato

         Do papel destacado que lhes foi pedido exercer;

         Porém, com esta criança que de cima lhes mandam,

         A fé será mais forte, o amor vai florescer...



         Logo compreenderão o privilégio que lhes foi dado,

         De cuidar, com desvelo, do presente do Céu.

         Dessa carga preciosa, tão humilde e tão frágil,

         A criança muito especial que é do Céu!



Mensagem de Natal

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Arteterapia Junguiana /Por Ana Elizabeth Castelo Branco Rabelo


    “A vida do artista não poderia deixar de ser cheia de conflitos, porque duas forças estão em guerra dentro dele - por um lado, o anseio natural do homem por felicidade, satisfação e segurança, e por outro lado uma paixão cruel pela criação, capaz de ir tão longe a um ponto de anular qualquer desejo pessoal... Quase não há exceções à regra de que uma pessoa deve pagar caro pelo divino dom do fogo criativo”   Carl G. Jung

        Jung usava a linguagem artística como parte do tratamento
       psicoterápico. Ele fazia um intercâmbio entre as expressões 
       artísticas e a verbalização do paciente. Para ele os trabalhos
       realizados, refletiam o esforço do paciente em “traduzir o 
       indizível em formas visíveis”.

         Jung, em 1920 disse:  "Arte é a expressão mais pura que 
         há   para a demonstração do inconsciente de cada um. 
         É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida” 

     Ao dar livre curso às expressões das imagens internas, o ser
    humano, ao mesmo tempo em que as modela, transforma a si mesmo.
    Ao conhecer aspectos próprios, recria-se, educa-se e, sobretudo
    pode experimentar inserir-se na realidade de uma maneira nova.

        A   contribuição de Jung no campo da arte diz respeito  
       principalmente à   leitura dos símbolos e imagens que se transmutaram em             obras artísticas,  lançando alguma luz para a compreensão de seu mistério e de   seu significado  na época em que foram criadas.                                                                          
       A pintura, o desenho e toda expressão gráfica ou plástica, bem como a música, a dança, as expressões corporais e dramáticas formam um instrumental valioso para o indivíduo reorganizar sua ordem interna, para reconstruir a realidade.

       Em Arteterapia com abordagem Junguiana, a conduta é fornecer materiais expressivos diversos e adequados para a criação de símbolos presentes no universo imagético singular de cada cliente. Esse universo traduz-se em produções simbólicas que retratam estruturas psíquicas internas (inconscientes). O processo colabora para a compreensão de estados afetivos conflituados, favorecendo a estruturação e expansão da personalidade através da criação.
    O cliente precisa sentir-se livre para expressar o que emerge de seu interior. Toda expressão criativa tem sua importância no processo terapêutico, muitas vezes surgem apenas traços, manchas ou formas desconexas, mas devemos levar em consideração, pois estes também são significativos.


Texto de 
Ana Elizabeth Castelo Branco Rabelo

Psicóloga clínica, Bachelor of Phisiatric (London-England), especialização em 
Psicologia Analítica (São Francisco - SP), mestra em Ciências da Religião (PUC-SP), professora da disciplina Seminários em Carl Gustav Jung (Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública), idealizadora e professora do curso de Arteterapia Junguiana do Instituto Junguiano da Bahia (IJBA). Especialista em Arteterapia e na análise de Contos de Fadas. Atualmente pesquisa a cultura afro-brasileira e interessa-se pela pesquisa em símbolos religiosos e pela expansão da criatividade em crianças e idosos (creche e asilo). 
 http://beterabelo.blogspot.com/


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sentimentos em imagens

Fui indicada pela amiga Neuza para um meme.Neste meme tinha que expressar em imagens coisas que me aborreciam profundamente.
Bom,comecei a escolher as imagens,mas não tive tempo de postar.
Respondo hoje ao meme de outra forma.
As imagens são da tristeza que estou sentindo por você não estar mais entre nós.
Estamos tristes amiga.Vamos sentir sua falta.

Você partiu...
Preencheremos,de nossa parte,a saudade no coração,a lembrança das horas felizes que nos proporcionou,o bem que nos fez,o que representou em nossas vidas....


Com carinho e agradecida por sua atenção e amizade.






segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Arteterapia no Currículo da Faculdade de Ciências Médicas! Universidade de Pernambuco - CONFIRA!


A equipe da O CUIDADOR homenageia a equipe de cuidadores da Universidade de Pernambuco e à direção da Faculdade por valorizar a arteterapia na formação dos profissionais de Ciências Médicas.Com certeza, tais profissionais serão mais humanos e acolhedores. Desejamos que isso se torne exemplo em todo o Brasil.
A equipe presente, formada pelos médicos Paulo Campello, Wilson Freire e Carlos Reinaldo Marques, apresentou seu trabalho no III Congresso Latinoamericano de Arteterapia em Ouro Preto/MG em 15/10/2011. Na foto, eles estão junto com Ruth (San Salvador), Marilice Costi e a coordenadora da mesa-redonda: Os Desastres e a Arteterapia. 

Confira no programa Globo Comunidade da Rede Globo do último domingo, 13/11/2011. Ali você encontra uma reportagem  abordando o Programa Arte na Medicinae a disciplina de Arteterapia, entre outras, que são parte do currículo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco -UPE, como proposta de humanização e terapêutica na saúde.
VIVA A ARTETERAPIA NA HUMANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Trabalhos de Lia




Out-ista 

 
O autista é diretor
De seu monólogo
Escrito na língua dos anjos
Idioma falado em
Seu mundo sutil
Onde grão de areia
                                                                                     Vira castelo
                                                                                    Sob o céu
                                                                                    Da tarde anil
                                                                                    Esses seres     
                                                                                   De tão especiais
                                                                                  Ganharam o direito
                                                                                 De habitar planos                                                                                                        
                                                                                  Mais elevados              
                                                                                  Para onde voam
                                                                                  Sem sair do chão
                                                                                  De lá a Terra fica
                                                                                  Pequena e as estrelas
                                                                                  Ao alcance da mão.        
                                                                                                            Marina Mara


"Encerrado no teu mundo
perfeito e impenetrável
onde é difícil entrar
e interpretar os sinais,
desvendar os teus mistérios,
poder contigo brincar "


"Conheces bem os seus sons
e respondes aos seus estímulos
com um sorriso rasgado
e captas as vibrações,
sabes sua linguagem,
com ele te comunicas.
A mim tu não te revelas,
sou só um simples mortal!"

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=83575#ixzz1dhdOtIma
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

TERAPIA INFANTIL ATRAVÉS DOS DESENHOS DAS CRIANÇAS


Os desenhos das crianças falam de suas experiências e preocupações

E é assim mesmo. Nada é mais real que quando se afirma que uma imagem diz mais que mil palavras. É a pura verdade. Os desenhos das crianças não só nos contam suas preferências e opções pelas formas, as cores e as características dos seus traços, mas também falam de suas experiências e preocupações. Em razão disso, a interpretação do desenho infantil é utilizada por muitos psicólogos como terapia nos tratamentos de algum problema.
Existem muitos casos de problemas que podem ser melhor identificados através dos desenhos. Como as crianças não podem – porque não sabem – explicar o que sentem, o desenho pode ser uma grande ferramenta de apoio. Casos de violência, agressividade, de abuso ou de maltrato, de temores e de pesadelos, de ansiedade, medos dependência emocional, relações familiares, etc., podem, na prática ser identificados nos desenhos das crianças.
desenhos das crianças
É lógico que para interpretá-los é necessário uma formação especializada, já que muito do que as crianças desenham também é fruto de sua imaginação e fantasia, ou uma cópia do que viu em algum livro, em algum filme, ou na televisão. Assim que todo cuidado é pouco na hora de tentar entender os desenhos das crianças.

O que dizem os desenhos das crianças

Matisse* disse que “criar é expressar o que tem dentro de si”. E é assim mesmo. Quando criamos, estamos reproduzindo nossas emoções e sentimentos. O desenho nos dá a possibilidade de conhecer a fundo a psiquê da pessoa que o fez. Os desenhos falam por si mesmos, ainda que analisá-los é necessário conhecer bem seu autor bem como o meio em que vive. As crianças que vivem conflitos de guerra, de abusos, por exemplo, podem expressar seu sofrimento e suas angústias através dos desenhos. Mas somente isso não é suficiente. Para ajudá-las a superarem esses conflitos é necessário empreender um laço de confiança com elas, escutá-las e buscar entender o que nos querem dizer através dos desenhos. 
Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain, no seu livro “Desenvolvimento da capacidade criadora”, consideram o desenvolvimento artístico da criança como um processo de organização do pensamento e de representação do medo, permitindo desse modo compreender seu desenvolvimento mental. Para a criança, a arte é um meio de expressão, sua linguagem de pensamento. Nos desenhos se detalham todas as transformações que sofre a criança à medida que cresce e se desenvolve. Por essa razão, o desenho resulta num grande documento de análise e diagnóstico para os psicólogos.
* Henri-Émile-Benoît Matisse foi um pintor, desenhista e escultor francês do Fauvismo, um movimento artístico nascido em Paris por volta de 1905. Nasceu em Le Cateau-Cambrésis, na Nord-Pas-de-Calais, França em 31 de dezembro de 1869 e morreu em Cimiez subúrbio de Nice, França, em 2 de novembro de 1954.
Compartilhando artigo publicado em:http://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/212-terapia-infantil-atraves-dos-desenhos

 https://www.facebook.com/share/p/18ao4u4vbB/