Blog destinado ao esclarecimento do que é arte terapia e sua aplicações em portadores de necessidades especiais,crianças,idosos. Uso da pintura,desenho,colagem,modelagem,dramatizações,poesia...
sábado, 3 de agosto de 2013
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
No trabalho de arteterapia
“No trabalho de arteterapia, quando a pessoa começa a mexer com materiais de arte,
ela vai se deliciando com a fluidez de uma cor lentamente se misturando com a outra, com as formas que as pressões de seus dedos vão criando na argila... esses efeitos a
vão fascinando, banhando-a internamente e, sem que se dê conta, vai acalmando o seu
ritmo interno, entrando em outra sintonia... E, nesse sentido, o trabalho com arte é uma
meditação ativa.”
Selma Ciorna
O trabalho artístico é uma forma de resgate e reconstrução interior, onde o processo não te obriga a nada, te deixa livre, apenas te dá uma diretriz, um caminho para chegar mais rápido aonde deve ser trabalhado. O processo é claro e tudo vai sendo trazido à tona, sendo visto de uma forma objetiva e encantadora.
ela vai se deliciando com a fluidez de uma cor lentamente se misturando com a outra, com as formas que as pressões de seus dedos vão criando na argila... esses efeitos a
vão fascinando, banhando-a internamente e, sem que se dê conta, vai acalmando o seu
ritmo interno, entrando em outra sintonia... E, nesse sentido, o trabalho com arte é uma
meditação ativa.”
Selma Ciorna
A arteterapia permite que as pessoas representem visualmente os seus sentimentos, o que pode auxiliá-las a encará-los e trabalhar com eles.
Oferecendo um ambiente acolhedor, a arteterapia pode ajudar a ancorar as pessoas às suas realidades, enfatizando o momento presente.
"Ninguém sabe o que é beleza. A ideia de que as pessoas têm a beleza, o próprio conceito de mudança de beleza ao longo da história, juntamente com pretensões filosóficas e desenvolvimento simples do homem no curso de sua vida pessoal. E isso me leva a pensar que, na verdade, a beleza é o símbolo de algo mais. Mas o que exatamente? A beleza é o símbolo da verdade. Eu não quero dizer no sentido de contradição "verdade / mentira", mas no sentido do caminho da verdade, que o homem escolhe " Tarkovsky
sábado, 22 de junho de 2013
Arteterapia e a criança. *
E quando nos faltam as palavras? Quando o som é insuficiente para representar a emoção que sentimos?
A expressão verbal é a que mais usamos, mas ela não é única, nem suficiente para demonstrar aquilo que pensamos. Estamos cercados de outras formas de linguagens: linguagem corporal e uma das mais significativas e belas, a linguagem da arte.
Colocar em forma e cor aquilo que passa em nossa cabeça, que muitas vezes é grande demais, forte demais para que simples palavras as representem, ou ainda quando nosso vocabulário ou compreensão são insuficientes pra dizer.
Se entendermos a arte como forma de demonstrar emoções, fica fácil entender porque é possível se utilizar dessa ferramenta como terapia.
Pensando agora nas crianças, cujo vocabulário ou compreensão de certas emoções não é suficiente para expressar-se, a arte facilitará essa comunicação. A criança possui uma sensibilidade aflorada e a maneira como se expressam e brincam, permite que o contato com a linguagem artística exponha seus medos e inseguranças de forma leve e lúdica. A arte e principalmente a arteterapia permite um falar sem voz, sem som. Pois nem sempre a criança precisa falar abertamente de seu conflito, nem sempre ela quer, ou consegue falar. Quando acontece algo com ela, há uma percepção, sente-se incomodada, mas não sabe exatamente que sensação é essa. Se a magoa for com alguém próximo, como o pai e a mãe, por exemplo, uma boa dose de culpa vai deixá-la ainda pior.
Em um setting terapêutico acolhedor, que inspire confiança e respeite as possibilidades, os dramas e segredos começam a tomar forma, oferecendo técnicas e suporte para o acesso as suas emoções, um meio de expressá-la e posteriormente entende-las. Por exemplo, fomos ensinados a engolir nossa raiva, pois é feio senti-la, mas esse é um sentimento como qualquer outro e fingir que não o sentimos só vai nos deixar pior. O que é preciso é criar um caminho, uma válvula de escape para que esses sentimentos “ruins”, não se tornem destrutivos. A maneira de externá-los que é importante e não guardá-lo, fingir que ele não existe.
Expressando emoções por imagem a crianças, assim como qualquer pessoa, permite que conheçamos mais a nosso respeito.
*Artigo publicado na revista Tudo Mesmo – Ano I – Ed. 006 – Junho 2010
“Temos a arte para que a realidade não nos mate” *
Já dizia Nietzsche
A arte sempre manifestou os sentimentos dos homens em todas as épocas e sociedades. Alguns a usam como forma de expressão, outros como forma de relaxar ou um mesmo um hobbie. Afinal, arte é um produto fundamental á espécie humana, não é secundário.
Mas poucos conhecem a Arteterapia, um processo terapêutico que utiliza os recursos artísticos possibilitando a conexão entre o mundo interno e externo do indivíduo. Carl Gustav Jung que desenvolveu a Psicologia Analítica utilizava a arte em sua terapia como forma de integrar a personalidade. Ele dizia que: “A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida.” (Jung, 1920), pois a arte permite um contato interno, uma viagem ao nosso intimo, um conhecimento maior e uma tomada de consciência, afinal ela parte do estímulo à expressão, do desenvolvimento da criatividade e da análise dos símbolos, o que permite a liberação de emoções, com o uso de diferentes expressões artísticas.
A atividade artística exige de seu criador um constante diálogo entre inspiração, elaboração e execução. No processo artetapêutico, não há feio ou bonito, certo ou errado, não há tempo, apenas símbolos que vem à tona com um trabalho desenvolvido em um ambiente tranqüilo, em um setting terapêutico. Os símbolos que emergem no processo arteterapêutico permitem a reorganização, uma transformação da libido, pois os conteúdos antes inconscientes passam a integrar a consciência de forma ampliada.
Sem exageros: uma terapia democrática capaz de desinibir os mais resistentes
*Artigo publicado na revista Tudo Mesmo – Ano I – Ed. 005 – Junho 2010
sexta-feira, 31 de maio de 2013
O Arteterapeuta deve:
_Ser acolhedor.
_Buscar as razões do outro e propor atividades relacionadas a seu processo.
_Aproveitar a carga emocional e os conteúdos que lhe são trazidos.
_Propor atividades de sensibilização.
_Estar atento e buscar captar a essência da pessoa em seus trabalhos.
_Buscar a quebra padrões estereotipados para que emerja o criativo.
_Estar preparado para acompanhar e dar suporte emocional.
_Estar preparado para ajudar na superação de obstáculos.
_Estar preparado para entender os conteúdos comunicados pelos símbolos que figuram nos trabalhos.
_Ser cúmplice e parceiro nesta caminhada.
Ser arteterapeuta é reconhecer a sintonia e a sincronicidade entre os processos criativos e os processos de vida.
_Buscar as razões do outro e propor atividades relacionadas a seu processo.
_Aproveitar a carga emocional e os conteúdos que lhe são trazidos.
_Propor atividades de sensibilização.
_Estar atento e buscar captar a essência da pessoa em seus trabalhos.
_Buscar a quebra padrões estereotipados para que emerja o criativo.
_Estar preparado para acompanhar e dar suporte emocional.
_Estar preparado para ajudar na superação de obstáculos.
_Estar preparado para entender os conteúdos comunicados pelos símbolos que figuram nos trabalhos.
_Ser cúmplice e parceiro nesta caminhada.
Ser arteterapeuta é reconhecer a sintonia e a sincronicidade entre os processos criativos e os processos de vida.
domingo, 28 de abril de 2013
Arteterapia
"A arteterapia não é mero entretenimento, mas sim uma forma de linguagem que permite à pessoa comunicar-se com os outros. Desse modo, possibilita não só a liberdade de expressão, mas também sustenta a autonomia criativa, ampliando seu conhecimento sobre o mundo e proporcionando seu desenvolvimento tanto emocional, como social". (VALLADARES, 2003; 2004; VALLADARES & CARVALHO, 2005).
“Trabalhando a criatividade, dando forma, cor, expressão aos sentimentos enumerados, conexões são feitas e novos significados podem ser atribuídos a velhas situações vividas em que ocorreram. A arte devolve a liberdade à alma aprisionada pelo vazio, pelo medo, ou ainda pelos sentimentos não nomeados, e leva à concretização dos anseios das necessidades interiores do ser humano”. (ARCURI, 2004 p.21).
sábado, 20 de abril de 2013
O que é que faz você feliz?
A lua, a praia o mar?
Uma rua, passear?
Um doce, uma dança, um beijo?
Ou goiaba com queijo?
Afinal, o que faz você feliz?
Uma rua, passear?
Um doce, uma dança, um beijo?
Ou goiaba com queijo?
Afinal, o que faz você feliz?
Chocolate, paixão, dormir cedo?
Acordar tarde, arroz com feijão, matar a saudade?
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis?
Ou são sonhos que te fazem feliz?
Acordar tarde, arroz com feijão, matar a saudade?
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis?
Ou são sonhos que te fazem feliz?
Dormir na rede, matar a sede, ler ou viver um romance?
O que faz você feliz?
O que faz você feliz?
Um lápis, uma letra, uma conversa boa?
Um cafuné, café com leite, rir à toa?
Um pássaro, um parque, um chafariz?
Ou será um choro que te faz feliz?
Um cafuné, café com leite, rir à toa?
Um pássaro, um parque, um chafariz?
Ou será um choro que te faz feliz?
A pausa pra pensar, sentir o vento, esquecer o tempo?
O céu, o sol, um som, a pessoa ou o lugar?
O céu, o sol, um som, a pessoa ou o lugar?
Agora me diz… O que faz você feliz?
Abrir a janela, comer na panela?
Viajar pela rua, o mundo da lua?
Ensaiar o passo, correr para o abraço?
Ou é andar descalço que faz você feliz?
Viajar pela rua, o mundo da lua?
Ensaiar o passo, correr para o abraço?
Ou é andar descalço que faz você feliz?
Será que é cuidar da gente, cuidar do planeta?
Fazer diferente, fazer melhor?
Ficar na cama (só mais um pouquinho!)?
Comer um bolinho, fazer um carinho?
Se espreguiçar?
É isso que faz você feliz?
Fazer diferente, fazer melhor?
Ficar na cama (só mais um pouquinho!)?
Comer um bolinho, fazer um carinho?
Se espreguiçar?
É isso que faz você feliz?
Ou é adivinhar desejo, estalinho de beijo?
Amar de paixão, arroz com feijão?
Uma bela salada, miolo de pão?
Amar de paixão, arroz com feijão?
Uma bela salada, miolo de pão?
Talvez a macarronada, brincar de nada?
Fazer de tudo, fazer o que você sempre quis?
Fazer de tudo, fazer o que você sempre quis?
quarta-feira, 3 de abril de 2013
As cores
Esta experiência sensorial
através das cores desperta nas pessoas
a importância de se olhar,
de se cuidar,
de olhar o outro e
compartilhar com o outro e
perceber que ele faz parte de um todo
que também precisa ser olhado e ser cuidado.
Enfim, tomar consciência de si mesmo,
do outro em busca de uma saúde integral.
através das cores desperta nas pessoas
a importância de se olhar,
de se cuidar,
de olhar o outro e
compartilhar com o outro e
perceber que ele faz parte de um todo
que também precisa ser olhado e ser cuidado.
Enfim, tomar consciência de si mesmo,
do outro em busca de uma saúde integral.
domingo, 31 de março de 2013
quinta-feira, 28 de março de 2013
A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO DE ARTES PARA CRIANÇAS

É muito importante para o ser humano, principalmente em sua fase inicial da vida, onde sua personalidade está sendo formada, que ele possa ter contato com atividades que proporcionem estímulo à sua criatividade. O curso de arte para crianças busca desenvolver nos futuros adultos uma capacidade criativa e intelectual aguçada e preparada para as situações do dia-a-dia.
Tendo como base o desenho, a pintura e as experiências tridimensionais, o curso visa desenvolver o potencial criativo da criança, através de oficinas semanais. É estruturado pelas questões temáticas que envolvem o homem, o ambiente, a natureza, a história, a tecnologia e pelos conceitos do fazer artístico.
Enfatizando o cuidado com o meio ambiente, as crianças aprendem a reutilizar embalagens plásticas e metálicas, transformando o lixo em obras de arte personalizadas. Aprendem a ver e expressar a linha, a cor, o espaço, o volume, os grafismos e texturas, através do desenho e da pintura. Aprendem noções de história da arte, composição e pesquisa de materiais expressivos. Desenvolvem esses conteúdos através da análise e estudo das obras de artistas, movimentos ou períodos artísticos diferenciados.
Por Cláudia Reis
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Recebo sempre atualizações sobre livro abordando o tema da arte terapia,então resolvi compartilhar com vocês. Alguns já li,outros ainda não....
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Já prestou atenção em seus desenhos ou rascunhos corriqueiros? Enquanto você atendendo o telefone, já se pegou fazendo algum tip...